Geral Local Municipios Política

Rafael Fonteles desponta também no interior como nome forte para substituir Wellington Dias

O secretário de Estado da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, não perde a viagem. Em todos os evento de inauguração ou de encontros políticos ele é presença constante ao lado do governador Wellington Dias. Ou em convenções partidárias, como ocorreu nesse fim de semana no município de Ipiranga, onde prestigiou a convenção que homologou as candidaturas do agrônomo Elvis Ramos (PT) para prefeito e da professora Iolanda Rêgo (PSB) para vice-prefeita, com o apoio do PSD.

Ao lado de Rafael Fonteles em Ipiranga, destacadas personagens petistas, como o deputado estadual Francisco Costa, líder do Governo na Assembleia Legislativa, e do médico Weymar Santos. Foram exibidos vídeos do governador Wellington Dias, dos deputados estaduais Georgiano Neto (PSD) e do presidente do PT no Piauí, Francisco Limma, além do superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, manifestando apoio às candidaturas de Elvis e Iolanda.

Rafael Fonteles é presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e coordenador do programa Pro Piauí, considerado um arrojado plano de investimentos para acelerar o desenvolvimento do estado, alcançando alto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até 2022. O Pró Piauí Infraestrutura prevê intervenções em rodovias, mobilidade urbana, barragens, adutoras, entre outras obras. O investimento estimado é de R$ 2,5 bilhões, com expectativa de geração de 50 mil empregos.

O Pró Piauí Investimento é voltado para atração de investimentos privados por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas). Nas áreas do agronegócio, energias renováveis, linhas de transmissão e a ferrovia Transnordestina, há previsão de investimentos de R$ 14 bilhões até 2022, com expectativa de geração de 40 mil empregos no Piauí.

São essas algumas das atribuições de Rafael Fonteles, que é também o grande responsável pelo controle das finanças do Estado, qualidades que vêm dando visibilidade ao seu nome e o fortalecendo politicamente, como que pavimentando caminho para uma provável candidatura em 2022.

Redação