Destaques Geral Local Política

Saneamento básico é prioridade no plano de governo de Dr. Pessoa

O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, esteve, na noite de segunda-feira (08), conversando com apoiadores do Parque Wall Ferraz e São Joaquim, zona norte da capital, onde falou sobre as principais propostas de saneamento básico. Ele garantiu a ampliação progressiva do acesso dos cidadãos e das comunidades ao saneamento.

Dr. Pessoa pretende construir sistemas simplificados de água em localidades periféricas e rurais, novas estações de tratamento de água, fossas sépticas na zona rural, centrais de reciclagem (reciclagem, adubação agrícola, produção de energia); implantar sistema de coleta seletiva; monitorar a qualidade da água; realizar o estudo do potencial econômico dos resíduos gerados em Teresina; implantar postos de entrega voluntária de resíduos recicláveis em pontos estratégicos e prédios públicos.

Ainda consta no plano a implementação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PMGRS e elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil; implementação de mecanismos de controle social para a participação da sociedade nas ações relacionadas ao saneamento básico; criação da Feira Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e do Sistema Municipal de Informações sobre Saneamento Básico, além da implementação de anéis de distribuição na rede de abastecimento de água para solucionar os problemas de falta de água nas regiões mais altas da cidade.

“O saneamento está inserido em todas as políticas públicas de qualquer país, cidade, localidade e povoado. Infelizmente, Teresina tem apenas cerca de 20% de saneamento e por isso se gasta o dobro em saúde e o desenvolvimento não é sustentável. Queremos corrigir o que foi feito, ou não foi feito, melhor dizendo, em mais de 30 anos”, disse Dr. Pessoa.

O pré-candidato também falou da sua viagem à Brasília no fim de semana. Ele foi convidado pelo presidente do PRTB, coronel Nixon, e lá estiveram com o presidente nacional do partido, Levy Fidelix e com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, conversando sobre planos para Teresina, tais como implantação de escola técnica federal, da Universidade de Teresina e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Redação