Destaques Geral Local Política

Metodologia de ensino aplicada com indígenas Warao em Teresina desperta atenção do MEC

Na manhã desta quarta-feira (10) equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) esteve fazendo vistorias de acompanhamento das atividades pedagógicas aplicadas nas turmas de indígenas Warao atendidas pelas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina.

Foram visitadas as turmas da Escola Municipal Mocambinho, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixe Vivo e Escola Municipal Iolanda Raulino. Estas unidades de ensino recebem o projeto Alfabetização sem Fronteiras, desenvolvido pela Semec em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O projeto traz propostas de inserção das crianças em idade regular nas escolas municipais mais próximas dos abrigos, mas também inclui uma espécie de educação trilíngue para jovens e adultos. Com apoio dos educadores pertencentes ao próprio povo Warao, os professores da Rede Municipal levarão ensinamentos nas línguas portuguesa, espanhola e indígena.

A metodologia aplicada no projeto Alfabetização Sem Fronteiras despertou o interesse do Ministério da Educação (MEC) em replicar a proposta aplicada pela Rede Municipal de Educação de Teresina em outras cidades do país. “O que a gente sabe é que em outros estados que atendem a comunidade Warao foi observado a não inserção da cultura dos indígenas no processo de ensino deles, e aqui em Teresina há uma articulação diferenciada”, destacou a professora Raquel lima.

“Os professores que atuam com a comunidade indígena Warao passam por um processo de formação. Na oportunidade existe um envolvimento no planejamento pedagógico, objetivando atender as necessidades educacionais desse público, valorizando a sua cultura”, disse Bárbara Anne, gerente de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Semec.

Fonte: Semec

Related Posts