Destaques Geral Local Política

Semec tem projeto de ensino bilíngue para alunos surdos

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai ajudar a quebrar barreiras que dificultam o aprendizado dos alunos surdos nas atividades remotas. O Projeto de Ensino Bilíngue para Surdos de Teresina oferece aulas de português e matemática ministradas por professores colaboradores de libras, para alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais.

As aulas acontecem de forma online, de segunda a quinta-feira, no turno da tarde, durante o período de pandemia, enquanto as atividades presenciais permanecem suspensas. O objetivo é oferecer um novo olhar para o aprendizado a partir da experiência bilíngue. É também uma oportunidade para interação entre os alunos surdos.

De acordo com Ludmila Barbosa, da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, a programação na plataforma online vai trabalhar a aquisição da língua de sinais, português escrito e matemática de forma contextualizada.

“Em meio a pandemia os desafios se tornam maiores, dificultando o aprendizado para alunos surdos. Com esse projeto pretendemos facilitar o processo de construção do conhecimento de forma significativa, observando a necessidade desses alunos. É um complemento às estratégias que já são desenvolvidas nas escolas”, explica Ludmila, que é uma das professoras de libras.

As aulas experimentais já começaram, mas as inscrições estão abertas até o fim do mês de maio, clicando aqui. Também estão abertas vagas para professores bilíngues interessados em colaborar com o projeto, basta clicar aqui.

Jogo do Poder