Destaques Geral Local Política

Pesquisa Ibope: Dr. Pessoa tem o dobro de intenção de votos do candidato do Ciro

Pesquisa divulgada na noite dessa sexta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) sobre intenções de votos para prefeito de Teresina nas eleições de 15 de novembro deste ano, Dr. Pessoa (MDB) aparece disparado na frente com 34%, praticamente o dobro do candidato Kleber Montezuma (PSDB), que surge na 2ª colocação, com 18%. O tucano está tecnicamente empatado com Fábio Abreu (PL), que aparece em 3ª lugar, com 16%. O candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fábio Novo, vem na 4ª colocação com 6%. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, Major Diego Melo (Patriota) aparece com 2%, seguido de Gessy Fonseca (PSC), Lourdes Melo (PCO), Simone Pereira (PSD) e Fábio Sérvio (PROS), com 1%, cada um. Lucineide Barros (PSOL), Mário Rogério (Cidadania) e Pedro Laurentiino (UP) não pontuaram nessa pesquisa do Ibope. O candidato Gervásio (PSTU) não foi citado pelos entrevistados. 10% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. O percentual dos que disseram que ainda não sabem em quem votar ou preferiram não responder é de 9%.

Rejeição – O Ibope também quis saber em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Fábio Abreu aparece com 25% de rejeição, seguido de Kleber Montezuma (22%), Lourdes Melo (21%), Dr. Pessoa aparece empatado com Fábio Novo (14%), Pedro Laurentino (9%), Gervásio Santos (8%), Major Diego Melo (8%), Simone Pereira (7%), Gessy Fonsec (6%), Fábio Sérvio e Luceineide Barros estão empatados com menor rejeição, 5%. Agora, 5% dos entrevistados responderam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. É de 14% o percentual dos que não sabem ou preferiram não opinar.

O Ibope explica que na pesquisa, os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores é de mais de 100%. De acordo com o Instituto, o nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%, sinalizando que os resultados retratam a realidade atual do momento eleitoral.

O Ibope ouviu 602 eleitores de Teresina, entre os dias 14 e 16 de outubro. Encomendada pela TV Clube, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER-PI) sob o nº PI 05564/2020.

Redação