Destaques Geral Local Política

Strans participa de audiência sobre o transporte público de Teresina

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), compareceu, nesta quarta-feira (08), a audiência realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí ( TCE-PI), para apresentação do Relatório de Auditoria Complementar, com o objetivo de fazer uma avaliação do transporte público da capital.

A Prefeitura de Teresina estava representada na figura do Procurador-Geral do Município, Ricardo Martins e a Strans foi representada pelo superintendente, Bruno Pessoa. Na ocasião, acompanhando o gestor esteve presente o diretor de Transportes Público, Felipe Leal, e demais autoridades presentes do município, bem como vereadores da capital.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piaui (Sintetro), dos consórcios que operam os ônibus, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), e dos usuários do transporte coletivo também marcaram presença.

A apresentação do Relatório teve início às 09h, e foi mediada pelo auditor Bruno Cavalcanti, e presidida pelo presidente do TCE-PI, Kennedy Barros. O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou as medidas que a pasta vem adotando para garantir a mobilidade dos munícipes, onde de março até o mês de novembro, foi possível dobrar a média da frota operacional para atender a demanda dos teresinenses.

“A população está retornando para o sistema de transporte; nesses últimos 26 meses passou de 52 mil passageiros diariamente, e fechou agora em outubro com 111 mil passageiros. Chegamos a um ponto onde dobramos essa quantidade de passageiros, e precisamos agora melhorar um pouco mais, incrementar a frota, melhorar a frota em si para o usuário se sentir com mais segurança e conforto, retornando para o sistema “, explicou.

A fim de alcançar esse objetivo, o superintendente salientou que a Strans pretende ofertar mais ônibus, com a aquisição de transportes novos que irão melhorar a idade média da frota, assim como garantir a segurança dos usuários com a implantação de rastreadores. Bruno Pessoa também pontuou o trabalho frequente para reativação e ampliação de linhas.

“A gente retornou com linhas desativadas há mais de três anos, como do Conjunto IAPC, Teresina Sul, Monte Verde e Pedra Mole. Fizemos extensões de linhas para atender alguns bairros que não estavam com um bom atendimento. Na segunda-feira, 06 de novembro, a gente iniciou a ampliação da rota para atender o Bela Vista III, e recentemente implantamos no Novo Milênio”, destacou.

Conforme explica o superintendente, a Prefeitura de Teresina faz um repasse de três milhões e trezentos mil reais para os consórcios, mas que já há uma conversação para aumentar essa arrecadação a partir do próximo ano. Com isso, a Strans estima que seja possível ofertar em torno de 350 ônibus para a população.

Hoje, a Ordem de Serviço da Strans é para o funcionamento de 271 ônibus, com atuação de 71 linhas. Este ano, a Superintendência ampliou seis linhas, sendo elas:

• Linha HD 688 Vamos Ver o Sol / via Miguel Rosa / Shopping / ampliação para o bairro Bela Vista III (zona Sul).

• Linha HD 506 Novo Milênio /Noé Mendes / ampliação para o Residencial Todos os Santos (zona Sudeste).

• Linha HD 520 Pedro Balzi / via Ponte Anselmo Dias /ampliação para o Tribunal de Justiça (zona Sudeste).

• Linha 616 Porto Alegre – Cidade Sul via Miguel Rosa/ Shopping / ampliação Residencial Torquato Neto (zona Sul).

• Linha 520 – Todos os Santos / Alto da Ressurreição/ Praça da Bandeira via Pedro Balzi / ampliação atende a Vila Nova Esperança na (zona Sudeste).

• Linha 104 – Santa Maria / Shopping passando a noite na Praça do Fripisa e nas ruas Areolino de Abreu, Coelho de Resende, Coelho Rodrigues e Avenida Campos Sales. (zona Centro).

Por regiões, a Strans contabiliza que hoje a frota da Zona Norte, Leste, Sudeste, e Sul, é de 62, 61, 65, e 83, respectivamente. Já as linhas reativadas em 2023 foram: Monte Verde via Mafrense/ Jacinta Andrade, Pedra Mole via Shopping/ Praça João Luís Ferreira, IAPC, e Teresina Sul via Promorar/ Barão

Fonte: Strans

Related Posts