Destaques Geral Local Política

Semcaspi promove simpósio para debater ações de enfrentamento do trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), iniciou, nesta quarta-feira (6), no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, o simpósio “Trabalho Infantil… que história é essa?”. O evento segue até quinta-feira (7) com o objetivo de debater ações e estratégias de enfrentamento do trabalho infantil na capital.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a temática merece toda atenção especialmente pela busca de ações que possam erradicar o trabalho infantil.

“Hoje damos início a esse debate, que é um tema muito importante conversar sobre a erradicação do trabalho infantil. Ainda hoje, infelizmente, ainda temos que falar sobre isso. Em pleno século XXI nossas crianças e adolescentes ainda passam por essa situação de trabalhar de forma, às vezes, escravizadas. Então, a gente precisa avançar nesse ponto e nessa política!”, pontuou.

Franciana Beleence, coordenadora do Aepeti, comenta sobre os objetivos do simpósio e a programação a ser realizada nestes dois dias de evento.

“A ideia deste encontro é reunir as pessoas que trabalham com essa violação de direito, que é o trabalho infantil, para que possamos refletir sobre alternativas. “O que é o trabalho infantil?”, “quais são os malefícios?” e “quais são os desafios para enfrentar o trabalho infantil em Teresina?”. Precisamos entender que trabalho infantil não é crime, é uma violência e só será superado quando todos nós, família, sociedade e Estado, por meio de todas as políticas públicas, buscarmos caminhos para a defesa das nossas crianças e adolescentes.”, afirmou.

DEBATES

O simpósio conta com a presença de pessoas que são referências na temática sobre o Trabalho Infantil. Dentre elas: Dr. Antônio de Oliveira Lima, procurador do Trabalho do Ceará e coordenador da Rede Peteca; Dr. Joselice Nunes; promotora da infância e da juventude; e o procurador do Trabalho, Edno Moura.

Fonte: Semcaspi

Related Posts