Geral Municipios Política

Secretária de Agricultura Familiar participa da entrega de 19 caminhões para agricultores do Piauí

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, participou da solenidade de entrega de 19 caminhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na tarde desta segunda-feira (31), no Centro Cultural Sesc. A ação é resultado de uma parceria da SAF/PI, por meio do Governo do Estado do Piauí, com o Ministério da Cidadania.

Serão beneficiados 25 mil agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Alagoinha do Piauí, Alegrete, Batalha, Beneditinos, Betânia, Cabeceiras, Caraúbas, Cocal de Telha, Ipiranga, Jacobina, Joaquim Pires, Lagoa de São Francisco, Palmeirais, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santa Cruz do Piauí, Sigefredo Pacheco e Uruçuí.

Segundo Patrícia Vasconcelos, essa é mais uma ação intermediada pela SAF/PI que incentiva a produção dos agricultores e agricultoras familiares do Estado. “A entrega dos caminhões fortalece a agricultura familiar do Piauí, gerando mais emprego e renda no campo. Além disso, o PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os caminhões poderão ser usados para transporte de alimentos dos agricultores e agricultoras e será gerenciado por cada prefeitura que recebeu o veículo”, explica.

Ainda de acordo com a secretária de Agricultura Familiar, os veículos poderão ser usados para apoio de programas estaduais, como o Programa de Alimentação Saudável. “O que se pretende é uma integração de circuitos de locais de produção, abastecimento e consumo de alimentos, que podem ser oriundos do PAA, do PNAE ou do PAS, que é o programa do Governo do Estado de enfrentamento à fome e aos efeitos da pandemia na agricultura familiar”, comenta.

A entrega foi realizada pelo ministro da Cidadania, João Roma, que esteve em Teresina para a solenidade. O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a Agricultura Familiar.

Jogo do Poder