Geral Municipios Política

Rio Itapecuru atinge 6,77 m neste sábado (15) e Defesa Civil está de prontidão para ajudar as famílias

Em Boletim de Alerta emitido às 6h pelo Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itapecuru neste sábado (15), a Defesa Civil de Caxias (MA), levantou que na cidade o Rio Itapecuru segue acima da cota de inundação que é de 6,00 m. A cota atual é de 6,77 m, portanto já 77 cm acima do nível de inundação. A Avenida Beira Rio já recebe um grande volume de água, um dos primeiros locais a serem alagados em Caxias (MA) na malha urbana.

As fortes chuvas da últimas 3 h, totalizando 33 mm, provocaram uma aceleração da subida do rio, efeito que deve repercutir nas próximas horas. É previsto que o nível do Itapecuru alcance valores da ordem de 7,11 m às 13h45min da tarde deste sábado (15), caso novas precipitações não sejam verificadas.

As informações colhidas fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que a Defesa Civil de Caxias (MA) tem acesso e pela qual faz todo o acompanhamento da elevação das águas do Rio Itapecuru.

A Prefeitura de Caxias já disponibilizou escolas da rede municipal que vão servir como abrigos às famílias que precisarem de ajuda: Escola Costa Sobrinho, no bairro Pirajá; Escola Leôncio Alves Araújo, no bairro Campo de Belém; Escola Joaquim Francisco, no Centro e a Escola José Castro, no bairro Ponte.

A equipe da Defesa Civil em Caxias é composta por: Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Polícia Militar e toda a população que se faz voluntária ajudando as famílias que precisam de ajuda. O número de acesso para que a população possa ser ajudada é o 193 do Corpo de Bombeiros.

Fonte: PMC