Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina registra aumento de 50% nos atendimentos para população em situação de rua

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), registrou, de janeiro a outubro deste ano, um aumento de 50% no número de atendimentos à população em situação de rua, comparado ao mesmo período do ano passado. Até outubro de 2022, foram contabilizados um total de 16.180 atendimentos, o que representa 5.397 atendimentos a mais que no mesmo período de 2021.

O Centro de Valorização para População em Situação de Rua reúne todos os serviços oferecidos às pessoas que estão em situação de rua, como: Centro Pop, Casa do Caminho (abrigo provisório); Serviço Especializado em Assistência Social (SEAS); e ainda promove encaminhamentos, de forma gratuito, para o Restaurante Popular de Teresina.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os atendimentos realizados no Centro de Valorização para População em Situação de Rua são provenientes das abordagens, demanda espontânea ou mesmo indicação da população.

“A população em situação de rua é bastante instável. Porque é uma população que transita de capital em capital. A gestão do Dr. Pessoa é sensível a esta população e lançamos, no ano passado, o Centro de Valorização, onde reúne todos os serviços para este público e foram acrescentados muitos outros, diante das necessidades relatadas por eles e por nossa própria equipe”, esclareceu.

Allan Cavalcante acredita que o aumento no número de atendimentos é consequência da crise econômica e principalmente, pelos efeitos da pandemia da Covid-19, que causou muitos desempregos.

“Registramos um aumento significativo no número de atendimentos. São mais pessoas precisando destes serviços para sobreviver. Desde um banho, a uma refeição. A assistência social de Teresina tem buscado atender da melhor forma possível este público. A gente percebe que estas pessoas necessitam não apenas da política de assistência social, mas também de outras, desde saúde, porque existem muitos dependentes químicos, habitação, educação, esporte e cultura, possibilitando oportunidades”, ressaltou.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

A Semcaspi, por meio do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, realiza atendimentos com abordagens sociais e as demandas espontâneas. Para a população que pretende informar sobre pessoas em situação de rua, pode entrar em contato com o Centro Pop (86) 99559-5161 e a Casa do Caminho (abrigo provisório) (86) 99425-9207.

Fonte: Semcaspi

Related Posts