Destaques Geral Municipios Política

Projeto da Uespi de Picos leva informação para gestantes e puérperas

Nessa quarta-feira (29), foi realizada mais uma transmissão do projeto #ContaPraGente, no canal do Youtube da Uespi. A estudante Marcilene Luz, o acadêmico Railan Alves e a professora Mariluska Oliveira, do curso de Enfermagem do campus de Picos, falaram sobre as ações do grupo que fazem parte cujo objetivo é disseminar conhecimento e informação, contribuindo para a qualidade de vida da população. Atualmente, participam da ação nove organizadores, 13 colaboradores discentes e professoras da Uespi. Além disso, as secretarias das cidades funcionam como uma rede de apoio para o trabalho desenvolvido.

Os estudantes atuam por meio das redes sociais (@cuidadosmaternosneoonatais) e de visitas, encontros e palestras nos municípios piauienses. “Contactamos a secretaria do município e apresentamos o projeto. Quando o município nos apoia, seguimos para as próxima etapas: local, datas e divulgação”, comentou Marcilene Luz, aluna idealizadora da proposta.

Cerca de 200 mulheres, em 13 municípios, já foram beneficiadas com as ações. Para a professora Mariluska, isso evidencia o empenho dos discentes do curso e também o nível de qualificação. “Isso mostra que eles não estão adquirindo apenas conhecimento, mas que já possuem habilidade e atitudes, o que os tornam futuros profissionais qualificados e aptos para assumir o mercado de trabalho”, enfatizou a docente.

No final da live, os alunos e a professora deixaram dicas para o público-alvo do trabalho, as mães e futuras genitoras. Ressaltaram que é preciso que a gestante crie vínculo com os profissionais de saúde da família e busquem informações com profissionais de referência.

 

Fonte: Ascom Uespi