Destaques Geral Local Política

Lar de Sant’ana ganhará nova sede para ampliação de vagas no acolhimento de idosos

A Instituição de Longa Permanência (ILPI) Lar de Sant’ana vai ganhar nova sede até novembro e terá ampliação no número de vagas para acolher idosos, com vínculos familiares rompidos. Atualmente, a ILPI Lar de Sant’ana atua com 18 vagas de acolhimento e, com o novo prédio, a meta é ampliar para 40 vagas.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o aumento de vagas do Lar de Sant’ana contribui para o avanço da política de assistência social para a população idosa em Teresina.

“Com aumento no número de vagas serão mais vidas impactadas, serão mais idosos beneficiados. Em 2022, o Dr. Pessoa entregou para a população de Teresina o primeiro Centro de Valorização da pessoa Idosa e hoje com a assinatura da ordem de serviço, vai entregar mais 22 vagas para pessoas idosas. O Lar de Santana hoje acolhe 18 pessoas e com a reforma desse novo espaço passará a receber 40 pessoas, então é um avanço na política de assistência social para a pessoa idosa em Teresina”, pontua.

Carla Simone, secretária executiva da ASA, destaca a importância da união do poder público e da sociedade civil para a ampliação de serviços de assistência social.

“Esse momento é importante, pois é quando o poder público e a sociedade civil se unem, a ASA doou por meio de comando para que a Prefeitura amplie a reforma do antigo Lar da Fraternidade. Então, é fantástico esse momento que desde 2018 esperamos, ver que finalmente a gente vai ter. A ASA fez a primeira etapa da obra e agora a Prefeitura vai continuar concluindo a obra para que até dezembro a gente faça essa mudança e amplie o número de vagas”, destaca.

Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS, conta que a necessidade de novas vagas é uma demanda antiga e que o Lar de Sant’ana receberá sua nova sede conforme as normas técnicas para o funcionamento de ILPI.

“Essa demanda vem desde antes de assumirmos a gestão, a Semcaspi assinou um termo de comando com a ASA, tudo conversado com o Ministério Público e a Defensoria. Com isso, iremos fazer uma reforma no antigo Lar da Fraternidade e posteriormente, transferir para lá. O Lar de Santana, que abriga pessoas idosas, hoje funciona em uma casa alugada na zona Leste. Então, com isso teremos uma sede toda reformada para receber esses idosos, ampliando o número de vagas. Isso é um marco porque vai resolver a situação desses idosos que estão em uma casa que não é adequada, apenas recebeu algumas adaptações, já essa reforma ficará conforme as normas técnicas para o funcionamento de ILPI. Então hoje é um dia de muita alegria”, afirma.

ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a ordem de serviço que dará início a reforma do prédio, onde funcionava o antigo Lar da Fraternidade. A reforma está orçada em R$546 mil e será realizada pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD/SUL). A obra inclui a realização dos seguintes serviços: correção das instalações elétricas; hidráulicas e sanitárias, melhoria da acessibilidade, reforma de pisos, esquadrias incluindo portas e janelas.

Fonte: Semcaspi

Related Posts