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Educação Teresina – Pesquisa aponta que intervenção psicopedagógica melhora desempenho dos alunos

Estudo realizado em uma unidade de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina foi apresentado no VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia, realizado entre os dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo, com apresentação do artigo “A importância da intervenção psicopedagógica na recomposição das aprendizagens”. O estudo foi realizado através do Projeto Social Colmeia do Aprender, implementado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP Seção Piauí). A iniciativa busca a formação humanitária e dos cidadãos, com foco na promoção de uma sociedade mais igualitária.

Com as contribuições da gerente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semec), professora Janaína Moura, e da Técnica Aurismar Sousa, o estudo aborda a queda do desempenho escolar de estudantes em decorrência do ensino remoto, aplicado durante o período da pandemia de Covid-19. Realizado na Escola Municipal Murilo Braga, localizado na zona Norte da capital piauiense, o trabalho científico usou como objeto 51 crianças da instituição, na faixa etária dos 8 aos 10 anos, que apresentavam desempenho abaixo do esperado para sua idade escolar.

A professora Janaína aponta que o nível da fluência leitora dos estudantes teve decréscimo significativo no recorte temporal de 2020 a 2021 em crianças do 2º ano do Ciclo de Alfabetização. “Ao analisar os níveis de leitura dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede, observou-se que 75,4% deles finalizaram o ano de 2019 lendo textos, com média de 81 palavras ou mais. Em 2020, esse percentual foi reduzido para 52% e, em 2021, apenas 23,7% dos estudantes apresentaram esse nível de fluência”, afirma.

Dentro do estudo foi feito um plano de atendimento individualizado, com trabalhos de psicopedagogos voluntários, que estudaram estratégias específicas para as necessidades de cada estudante, a fim de elevar seu desempenho escolar. Também foram realizados momentos formativos com pais de alunos e gestores, por meio de uma escuta apurada sobre as possíveis causas e principais déficits dos estudantes no estudo dentro e fora da escola, bem como o aconselhamento de estratégias para elevar o nível de leitura das crianças.

Segundo Aurismar Sousa, a intervenção pedagógica proposta pelo Projeto Social Colmeia do Aprender demonstrou bons resultados, de modo que os estudantes do Ciclo de Alfabetização tiveram aumento significativo no desempenho e leitura. “Durante o ano de 2022 houve um acréscimo em relação ao percentual de alunos com fluência leitora em relação a anos anteriores, com nível de 28,3% em crianças dentro do objeto de estudo”, destaca.

A professora Janaína termina por afirmar que o trabalho ativo do psicopedagogo, ao passo que intervém e dialoga com os estudantes e respectivos pais sobre estratégias educacionais, é crucial para garantir uma educação de qualidade para o município. “O trabalho do psicopedagogo proporciona instrumentos que ajudam na construção de caminhos para sanar dificuldades ou problemas na aprendizagem, buscando sempre a melhor alternativa para que o aluno as supere, dentro ou fora da escola”, enfatiza.

Fonte: Semec

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