Destaques Geral Local Política

Dr. Pessoa assina ordem de serviço para construção de novos leitos de UTI no HUT

Foi assinada, nesta segunda-feira (08), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), uma ordem de serviço para início da reforma e ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da unidade hospitalar, que é a maior urgência pública da região.

Atualmente, o HUT possui 32 leitos intensivos que serão modernizados. Com a ampliação, 8 novos leitos serão criados, e a unidade passará a ter 40 modernos leitos. A obra tem recursos na ordem de R$ 4,5 milhões através de emenda parlamentar do senador Elmano Férrer (Progressistas-PI).

A cerimônia de assinatura contou com a participação do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; do senador Elmano Férrer; presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; Sara Leite, engenheira responsável pela obra, e diretores do HUT, médicos Fábio Marcos e Hormone Rodrigues, enfermeiro Romak Bezerra, além do diretor administrativo Fernando Correia.

“Em Teresina o número de leitos disponíveis está acima da orientação da Organização Mundial da Saúde. Só nesse Hospital, teremos 40 leitos reformados, adequados, construídos e ampliados dentro das mais novas técnicas de engenharia e normas de segurança vigentes”, afirmou o prefeito Doutor Pessoa.

Segundo Gilberto Albuquerque, a obra de reforma e ampliação da UTI do HUT vai melhorar e ampliar a assistência aos pacientes graves internados no hospital. “Esperamos que muito em breve a população possa usufruir desse benefício”, disse o presidente da FMS.

“O HUT é o hospital geral de referência para a rede. Essa ampliação terá um impacto para qualificar nossa assistência e o desempenho das nossas equipes em salvar vidas, apontou o diretor-geral da unidade”, médico Fábio Marcos.

A expectativa é que as obras da nova UTI iniciem nos próximos dias e sejam entregues em 18 meses.

Referência na assistência de alta e média complexidade no Piauí, o HUT já realizou mais de 884.594 atendimentos e 12.715 cirurgias, entre urgências e emergências 100% SUS, desde sua fundação em maio de 2008.