Destaques Geral Local Política

Hemopi lança Desafio Solidário para comemorar mês do Doador de Sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai promover, durante todo o mês de novembro, um desafio solidário com o objetivo de incentivar e promover a importância da doação de sangue. O desafio consiste em estimular uma competição entre empresas, instituições públicas e privadas, escolas, faculdades, grupos da sociedade civil em geral a virem doar sangue em uma das unidades do Hemopi.

“Nós temos vários parceiros que promovem ações de doação de sangue ao longo do ano tanto em Teresina quanto nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano. O nosso objetivo é conquistar novas parcerias e estimular ainda mais as que já existem. É nos aproximar ainda mais da sociedade civil, através dessa competição solidária que tem como principal objetivo salvar vidas”, explica o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins.

O desafio solidário será válido até o dia 30 de novembro e todas as ações devem ser previamente agendadas junto ao setor de Captação de Doadores para evitar aglomerações e também não exceder a capacidade de atendimento diário em cada unidade. Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos a partir de 10 pessoas. O agendamento para participar do Desafio Solidário pode ser feito através do email hemopi@hemopi.pi.gov.br ou pelos telefones:

Teresina (86) 3221-3320 Ramal 219

Parnaíba (86) 3221-2854

Picos (89) 3422-2138

Floriano (89) 3522-2020/3521-2922

O resultado do Desafio será divulgado no dia 03 de Dezembro com a premiação (simbólica) dos “competidores” que mais trouxerem doadores ao Hemopi durante o período do desafio. Serão premiados três parceiros em Teresina (1º, 2º e 3º colocados) e um parceiro em cada Hemocentro Regional.

Semana do Doador de Sangue

Durante o mês de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de Novembro) e o Hemopi está promovendo uma série de ações, além do Desafio Solidário, para homenagear os doadores de sangue.

Na Semana do Doador, que este ano será de 22 a 27 de Novembro, os doadores serão recepcionados todos os dias com atrações culturais e no dia 25 de Novembro, a programação vai incluir ainda bolo e lanche diferenciado aos que comparecerem ao hemocentro.

O Hemopi também instalou um painel interativo onde os doadores podem escrever mensagens de incentivo ou registrar sua passagem pelo hemocentro através da assinatura.

O mês de novembro também marca o retorno das coletas de sangue nos municípios, suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Vamos conseguir retomar as atividades externas nos municípios, mas por ainda estarmos em um período pandêmico, ainda não será possível atender a todos os pedidos pendentes. Nesse primeiro momento, iremos a cidades com distância de até 100km da capital”, esclarece o diretor Jurandir Martins.

Para novembro já estão agendadas coletas externas em:

06 de Novembro – Campo Maior

16 de Novembro – Piauí Conectado

17 e 18 de Novembro – 25º BC

30 de Novembro – Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Jogo do Poder

Fonte: Ascom Hemopi