Geral Municipios Política

Lideranças quilombolas participam do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores no Piauí

No mês da Consciência Negra, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) reunirá, em Teresina, mais de cem lideranças para o 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí, que será realizado nesta sexta-feira (12) e sábado (13), no auditório do Hotel Cajuína Avenida, e contará com a presença da governadora em exercício, Regina Sousa.

O evento será realizado pelo Interpi, por meio da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT). A GPCT foi criada em outubro de 2019 para atender às comunidades e povos tradicionais do Estado em relação as suas demandas de regularização fundiária e propriedade definitiva das terras que compõem seus territórios.

Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados que possuem condições sociais culturais e econômicas próprias, mantendo relações específicas com território e com o meio ambiente no qual estão inseridos. São povos que ocupam ou reivindicam seus territórios tradicionalmente ocupados, a exemplo dos remanescentes de quilombolas.

Durante o primeiro Encontro de Formação de Multiplicadores, as lideranças quilombolas participantes debaterão temas como a regularização fundiária, produção e assistência técnica nos territórios, legislações, impactos ambientais de grandes projeto em desenvolvimento e educação quilombola, dentre outros.

TEMAS E PALESTRAS DO ENCONTRO

“Regularização Fundiária: Terra, Produção e Assistência Técnica nos Territórios Quilombolas”
Palestrantes:
Chico Lucas – Advogado e Diretor-Geral do Interpi.

Rosymaura Duarte – Socióloga, atualmente consultora e povos e comunidades tradicionais do Programa de geração, emprego e renda – PROGERE II, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF/PI.

“CECOQ/CONAQ: Missão, Desafios e Ação”
Palestrantes:
Maria Rosalina dos Santos – Gerente da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT/Interpi).
Denildo Rodrigues de Moraes – Coordenador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

“Legislação Quilombola e os Impactos Ambientais dos Grandes Projetos de Desenvolvimento”
Palestrante:
Vercilene Francisco Dias – Mestra em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2016). Diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Advogada Popular. Remanescente da Comunidade Quilombola Kalunga. Atualmente é Assessora Jurídica na Terra de Direitos e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas-CONAQ.

“Educação Quilombola: Gênero e Geração”
Palestrantes:
Maria Aparecida Mendes – Quilombola de Conceição das Crioulas – Salgueiro-PE; Ativista do Movimento Quilombola/CONAQ; Mestra em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais-MESPT-UnB: 2021; Bacharela em serviço social pela Universidade de Guarulhos-SP.

Wladynea Neyde Ribeiro de Albuquerque – Bacharelado em Serviço Social – Universidade Católica do Salvador Pós-Graduação Lato Sensu em Administração e Planejamento de Projetos Sociais Pós-Graduação em Etnia e Desenvolvimento Social Especialista em Gênero Psicanalista Formação em Distúrbios do Aprendizado TDAH.

O 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí conta com o apoio do Banco Mundial e foi organizado atendendo proposição da vice-governadora Regina Sousa para suscitar maior intercâmbio e também para contribuir com o fortalecimento institucional e o acesso às informações sobre os direitos dessa parte importante da população piauiense, principalmente em relação à garantia da propriedade de suas terras, apoio técnico e segurança em seus territórios.

A previsão da organização do evento é de reunir lideranças das comunidades quilombolas Pitombeira, sabonete, saco do Cortume, Salina, Serra dos Rafaéis, Silvino, Sítio Velho, Sombrio, Sumidouro, Tanque de Cima, Tapuio, Território Riacho dos Negros, Território Lagoas, Tranqueira, Tronco Verde dos Anacletos, Vaquejador, Veredão, Vila Carolina, Vila São Francisco, Vila São João, Volta do Campo Grande, Volta do Riacho, Caboclo, Caititu, Caldeirão, Campo Grande, Capivara dos Amaros, Corrente, Canto Fazenda, Fazenda Frade, Caraíbas, Carnaúba Amarela, Cepisa, Chapada, Chapada do Encanto, Canadá, Cantinho, Chupeiro, Compra Fiado, Contente, Curralinho, Custaneira, Fazenda Nova, Fortaleza, Lagoa Grande, Laranjo, Macacos, Mangariús, Maria, Marinheiro, Amarelo Negro, Amparo, Angical, Arthur Passos, Atrás da Serra, Baixa da Onça, Baixão, Barra, Barra das Queimadas, Barro Vermelho, Belmonte dos Cupiras, Beijão dos Aipins, Caldeirão e Campo Alegre.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom Interpi