Geral Municipios Política

Caxias – Moradores do bairro Pirajá fazem atualização de cadastro no CRAS

Moradores do bairro Pirajá participaram do Dia D de mobilização no CRAS Pirajá para atualização ou realização de novo cadastro para ter acesso ao programa Tarifa Social, que beneficia famílias de baixa renda e permite que elas tenham desconto na conta de luz. Quem não fizer o procedimento pode perder o benefício.

“A procura está ainda muito baixa, mas a gente está incentivando as pessoas a virem ao CRAS para fazer sua atualização e serem incluídas na Tarifa Social. É importante as pessoas fazerem esse cadastro porque tem um bom desconto na conta de energia”, lembra Fátima Ramos, supervisora do CRAS Pirajá.

A Tarifa Social de Energia Elétrica possibilita um desconto na conta de luz para famílias declaradas de baixa renda e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, dependendo da faixa de consumo. O desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, e pode variar entre 10% a 65% do valor da conta, e para famílias que consomem até 220 kW de energia elétrica. Quem já recebe o benefício incentiva outras pessoas a também aproveitarem esta oportunidade.

“Eu vim porque é um benefício que está sendo muito importante para as famílias de baixa renda. A energia está muito cara, assim como a gasolina. Então, se você ainda não fez venha e faça também. Um desconto desse vale a pena. Quem paga R$ 50,00 reais vai pagar uns R$ 30, 00”, destaca Marcos José, beneficiário da Tarifa Social.

Para fazer o cadastro a família de baixa renda deve procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A Prefeitura de Caxias já cadastrou no Programa Tarifa Social, 6.048 famílias. E, hoje o Maranhão é o 2º melhor Estado no Brasil em desempenho na Tarifa Social.

Para ter acesso a Tarifa Social, quem já possui o NIS, basta buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social, podendo ser feito através: do site www.equatorialenergia.com.br, pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 ou presencialmente em um dos pontos de atendimento da Equatorial Maranhão. Já para quem ainda não tem o NIS, a família deve ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), levando a documentação pessoal para cadastrar o seu Número de Identificação Social.

Jogo do Poder

Fonte: PMC