Geral Municipios Política

Moradores da Vila Conquista vão ser regularizados pela Prefeitura de Caxias (MA)

A Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenação da Regularização Fundiária realizou uma reunião com os moradores da Vila Conquista nessa terça-feira (9) para garantir tranquilidade a cerca de 2 mil famílias que moram na ocupação há mais de 10 anos. A partir de agora inicia o processo de regularização das famílias de baixa renda que residem na comunidade. O começo do processo é a visita dos trabalhadores da Regularização Fundiária a cada residência para saber quem realmente se enquadra no perfil social.

“Nós estamos em negociação com o proprietário. É uma determinação do nosso prefeito para que a gente leve cidadania para a nossa cidade. Aqui a gente precisa melhorar muita coisa. Agora não podemos fazer nada, porque não é uma área regularizada. Mas a partir do momento que finalizarmos o projeto urbanístico vamos trazer água, iluminação pública, asfalto e outras demandas. Nós vamos visitar cada casa, para a gente saber quem realmente mora na comunidade. Só vai ser beneficiado com o Programa de Regularização Fundiária quem for morador”, lembra Joel Gaspar, supervisor social.

O diálogo das famílias não será mais com o proprietário do terreno, mas com a regularização, que vai agora fazer o cadastro de cada morador, para depois conceder os títulos de propriedade a cada um deles.

“Eu não tenho condições de pagar o terreno. Eu passei muitos dias pensando que iam tirar a gente daqui. Mas eu tenho fé em Deus que tudo vai se resolver”, lembra Tereza Machado, moradora.

“Deus ajude que dê certo. Tem dia que não tem dinheiro para tomar um café, preciso dessa moradia, para que as coisas comecem a andar. A gente vive aperreado”, lembra Antônio Cardoso, morador.

“Eu fiquei muito preocupada, pensei que eu ia ter que sair daqui. Eu fiz a casa, nós tiramos madeira, fizemos de taipa. Hoje eu não tenho condição de comprar esse terreno. Eu quero morar aqui mesmo no meu lugarzinho”, reforça Elisabeth Atan, moradora.

A reunião contou com a presença do vereador Prof. Chiquinho, que destacou a importância da Prefeitura de Caxias entrar nessa questão para solucionar os problemas que afligem os moradores, que não podem pagar pelos lotes que hoje ocupam. As famílias ficaram felizes com o que escutaram, pois em breve poderão estar com os seus títulos de propriedade.

“Se conseguirmos a nossa terra vai ser muito bom para mim, para os meus vizinhos, porque a gente vai morar aqui. Tem família com 8 filhos, e não tem condição de comprar o terreno. Vai ser uma alegria quando recebermos esse documento, porque a gente vai dormir tranquilo, sem tá preocupado em aparecer um trator para derrubar a nossa casa”, disse Maria das Neves, moradora.

“Nós vamos estar aqui ajudando a equipe da regularização fundiária, levando as informações das nossas famílias. Nós queremos que a população receba a equipe e que todas sejam resolvidas”, disse Carlos da Luz, líder comunitário.

“Nós conversamos com o Prefeito Fábio Gentil, ele disponibilizou a equipe que está aqui. Nenhum governo que passou fez o que a gestão municipal está fazendo agora, porque o investimento para cada morador se fosse fazer particular, custaria no mínimo R$ 3 mil reais, mas agora eles vão fazer isso gratuitamente.”, reforça Profº Chiquinho, vereador.

“Nós viemos conhecer a realidade da comunidade, para que a gente possa sensibilizar os proprietários da área. Nós tivemos uma reunião, já temos um entendimento, e o que a gente quer é trazer uma harmonia. A Prefeitura assume as ruas, com calçamento, com o processo de regularização, e eles ocupam o que eles têm direito. Ainda tem um processo judicial. A partir de hoje a regularização vai se colocar dentro do processo, representando os moradores da comunidade. A gente vai estar sempre buscando o melhor para a comunidade. Eu não estou dizendo que vai ser fácil. Nós vamos fazer aos poucos até regularizar todas as famílias”, explica Ronyara Albuquerque, coordenadora da Regularização Fundiária.

Jogo do Poder

Fonte: PMC