Destaques Geral Local Política

Atenção especial – Dr. Pessoa determina ampliação e fortalecimento de ações voltadas para a pessoa idosa

Uma das principais bandeiras de campanha do atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), era a valorização da pessoa idosa. Mesmo com todas as atenções voltadas prioritariamente para o combate à pandemia da Covid-19 na capital neste início de gestão, o prefeito vem, aos poucos, cumprindo essa promessa de atenção especial à população da terceira idade. Inicialmente, vem determinando o fortalecimento dos centros de convivência espalhados pela cidade, cujas atividades foram retomadas, mesmo de forma remota.

“O meu grande objetivo é fazer com que os idosos se sintam incluídos, como parte de uma administração que tem como principal propósito cuidar das pessoas, especialmente desse segmento, muitas vezes esquecido pelo poder público. Mas é justamente essa parcela da população que merece toda a atenção, todo o nosso respeito, pelo muito que já contribuiu para a cidade e para a nossa gente”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

Ainda em meados de fevereiro, o prefeito orientou a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), comandada pela professora Eliana Lago, para a realização de Encontros Territoriais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O primeiro ocorreu no Centro de Convivência “Saber Viver”, Bairro Matadouro, localizado na zona Norte. O objetivo dos encontros técnicos é debater o projeto “Fortalecer para Integrar”, a fim de firmar vínculos entre as equipes e retomar as atividades dos Centros de Convivência, de forma remota.


Secretária Eliana Lago

Segundo Villar Neto, coordenador do SCFV de Teresina, no primeiro momento, o encontro tratou da execução dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos durante a pandemia, debatendo o processo avaliativo e o replanejamento das atividades remotas.

“Nós temos mais de 110 grupos de convivência em Teresina e, neste momento, o nosso maior desafio é retomar a atividades, gradativamente, de forma remota, incluindo os usuários que possuem e aqueles que não possuem acesso às redes sociais, às mídias sociais e aos equipamentos tecnológicos. Desenvolveremos atividades em formatos de drive thru, visitas domiciliares e promovendo a entrega de atividades nas residências dos usuários”, explicou Villar Neto.

Gavião e Jatobá

Também por determinação do prefeito Dr. Pessoa, a Semcaspi vai assumir, a partir do dia 26 de março de 2021, os serviços do Centro de Convivência Vale do Gavião e o Centro de Convivência Jatobá.

As unidades encerrarão as parcerias com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), parceira do Centro de Convivência Jatobá, desde setembro de 2020. Com o Centro de Convivência Vale do Gavião, a parceria vigorava desde agosto de 2019.

Segundo a secretária Eliana Lago, a meta da gestão é ampliar o número de pessoas idosas assistidas e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços.

“A Semcaspi, em nome do refeito Dr. Pessoa, reafirma o compromisso com os Centros de Convivência, do Vale do Gavião e do Jatobá. A proposta é ampliar o número de idosos contemplados com os nossos serviços. Devido à pandemia da Covid-19, iremos promover atividades remotas e possibilidade de acesso para este público neste momento de isolamento social”, esclareceu a secretária.

Já Villar Neto afirmou que os serviços dos Centros de Convivência não pararam e nem vão parar. “A Prefeitura já deu início ao processo de transição dos novos profissionais, como coordenador, orientador social e facilitadores, que assumirão e executarão essas atividades. Estamos assumindo para melhorar o planejamento das atividades que já vinham acontecendo e buscando outras propostas”, pontuou.

O Centro de Convivência visa ofertar o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos promovendo atividades socioeducativas para pessoas idosas, com o auxílio de orientadores sociais e facilitadores. O objetivo é promover o conhecimento e acesso aos direitos, à cidadania e a construção de vínculos comunitários e familiares.

Hospital do Idoso


Reunião com a bancada federal

Durante a campanha, o então candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, prometeu também a construção do Hospital do Idoso. Sobre isso, ele participou, ainda no início de sua gestão, de um café da manhã com deputados federais e senadores piauienses na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). No encontro, promovido pelo presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), o gestor municipal pediu atenção da bancada na destinação de recursos para a capital do Estado.

“Espero que Teresina esteja inserida no progresso, junto com as emendas parlamentares vindas de Brasília. Não estamos isolados do restante dos municípios do Piauí, consequentemente, espero que os parlamentares separem emendas individuais e de bancada para nossa cidade”, frisou o prefeito, que apresentou as principais demandas de investimento.

Dentre as propostas apresentadas aos congressistas, Dr. Pessoa elencou iniciativas na área da saúde, como a implantação do Hospital da Mulher e do Hospital do Idoso.

Coordenador da bancada, o deputado Átila Lira (PSB) ressaltou o compromisso de todos os parlamentares do grupo em destinar emendas para a capital piauiense. A expectativa é que o Estado seja contemplado com cerca de R$ 300 milhões no orçamento deste ano, que ainda aguarda aprovação.

“Nós estamos aqui para esta conversa para que possamos passar a discutir a destinação de emendas para a cidade de Teresina. Estamos à disposição para ajudar. A bancada integralmente apoiou investimentos nesses últimos anos para a cidade e para o governo do Estado”, garantiu Átila.

As emendas também visam execução de obras de intervenção na mobilidade urbana, com a construção de viadutos ou rebaixamento de importantes avenidas, a exemplo da Frei Serafim e João XXIII. “Essas são nossas prioridades”, destacou o prefeito.

Redação