Destaques Geral Local Política

Teste confirma Covid em Wellington Dias e Alepi prorroga licença do governador, que está na Escócia

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (12), a Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí (CCom) informou que o teste RT-PCR para Covid-19, realizado como contraprova pelo governador Wellington Dias, foi positivo. “Com esta confirmação, ele irá cumprir todos os protocolos exigidos na Escócia, onde participa da COP26, e passará por uma quarentena de dez dias, seguindo as regras de isolamento do país”, diz a nota. 
A CCom reitera que o governador segue apenas com sintomas leves da doença e mantém todos os cuidados recomendados pelos médicos locais. 
“Todos os demais membros da delegação piauiense foram submetidos a testes RT-PCR e terão os resultados emitidos nas próximas 24 horas. Caso os testes Swab Rápido apresentem resultados negativos, os integrantes do grupo piauiense retornam ao estado tão logo concluam as agendas previstas no evento da COP26, em Glasgow”, finaliza a nota. 

Alepi prorroga licença

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta sexta-feira (12), o pedido de prorrogação da ausência do governador Wellington Dias (PT), estendendo o prazo, que encerrava na próxima segunda-feira (15), para o dia 28 de novembro. A pauta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e logo em seguida pelo Plenário, em duas votações com quórum de 20 deputados. 

O chefe do Executivo deve permanecer em quarentena por testar positivo para Covid-19 e a vice-governadora, Regina Sousa, continua exercendo o cargo interinamente.  Wellington Dias encontra-se em Glasgow, na Escócia, onde participava da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), quando foi surpreendido com a descoberta da contaminação na quinta-feira (11). A viagem havia sido autorizada pelo Legislativo por meio da Resolução n.º517/21. Ele fez o primeiro teste ontem e repetiu para contraprova na manhã desta sexta-feira (12), confirmando a infecção por Covid-19. Ainda na tarde ontem a governadora em exercício encaminhou á Alepi a Mensagem para a prorrogação do prazo.

Na abertura da votação, o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), agradeceu aos colegas por comparecerem à sessão, agendada de última hora, diante da urgência da pauta. “Nessa vida acontecem coisas sobre as quais não temos controle. Qualquer um de nós pode ser acometido por essa doença”, disse.  A prorrogação foi aprovada com os votos dos deputados Cícero Magalhães (PT), Evaldo Gomes (SDD), Francisco Costa (PT), Francisco Limma (PT), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Henrique Pires (MDB), Júlio Arcoverde (Progressistas), Lucy Soares (Progressistas), Nerinho (PTB), Severo Eulálio (MDB), Firmino Paulo (Progressistas), Flávio Nogueira Júnior (PDT), Franzé Silva (PT), Gustavo Neiva (PSB), Oliveira Neto (Cidadania), Teresa Britto (PV), Warton Lacerda (PT), Ziza Carvalho (PT), Elisângela Moura (PCdoB) João de Deus (PT). 

A reunião da CCJ foi presidida pelo deputado Nerinho. O relator da matéria na Comissão, deputado Francisco Limma (PT), emitiu parecer favorável ao pedido de prorrogação, por não haver impedimento quanto à legalidade, juridicidade e regimentalidade técnico legislativa. A Constituição define que as ausências de mais de 15 dias do chefe do Executivo devem ser submetidas a prévia autorização da Assembleia Legislativa, sob pena de perda do mandato.

Jogo do Poder

Fontes: CCom/Alepi

Related Posts