Destaques Geral Local Política

HUT leva saúde em casa com equipe multidisciplinar de atenção domiciliar

A Atenção Domiciliar é uma estratégia de desospitalização voltada aos pacientes que apresentam estabilidade clínica, mas que ainda necessitam de cuidados e podem continuar o tratamento no seu domicílio com a garantia da continuidade do atendimento realizado anteriormente no ambiente hospitalar.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é a única unidade Hospitalar no município a oferecer aos seus pacientes e a rede de atenção à saúde essa assistência, atendendo em média 60 pessoas mês em casa. A Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD) atua desde 2014 e é composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta. Esse ano a equipe foi reforçada com profissionais de nutrição e fonoaudiologia que realizam visitas semanais acompanhando todo o processo até o seu restabelecimento.

A abordagem deste tipo de atendimento é diferenciada e tem foco em necessidades específicas de cada paciente para reabilitação: vítimas de traumas e AVC, fazendo uso de ventilação mecânica não invasiva (BiPAP), portadores de ostomias, traqueostomizados, úlceras extensas, entre outros.

O papel principal do Serviço de Atenção Domiciliar do HUT é proporcionar a qualidade de vida e conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Atendemos crianças e adultos que necessitam da assistência da equipe multidisciplinar proporcionando um cuidado mais próximo da rotina da família evitando hospitalizações desnecessárias. Em casa, os riscos de complicações clínicas e infecções são menores” explicou a enfermeira coordenadora do EMAD, Erilene Pontes.

Para o diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa, o serviço vem dar suporte as ações do hospital. “Por meio deste serviço conseguimos uma rotatividade dos leitos ajudando a desafogar o hospital e liberar para outros pacientes. Além disso, o paciente recebe o tratamento em seu domicílio e uma atenção contínua, integral e humanizada”, declarou.

A EMAD desempenha papel fundamental para as ações no domicílio como dar orientações e suporte aos familiares. Os critérios de inclusão na modalidade de Atenção Domiciliar segue um protocolo de elegibilidade, casos de atenção básica a EMAD encaminha a assistência à saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) formando uma rede para a continuidade da assistência com qualidade.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom HUT

Related Posts