Destaques Geral Local Política

Wellington Dias e Regina Sousa visitam obras do Hospital Infantil Lucídio Portela

O governador Wellington Dias visitou as obras de reforma do novo Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). Com as melhorias, a unidade passará a contar com 20 novos leitos clínicos, 18 consultórios, seis leitos de cuidados intermediários e 20 novos leitos de terapia intensiva.

“Vejo uma grande evolução desde a última visita que fiz. Parabenizo toda a equipe que trabalha com muita dedicação. É um novo hospital infantil. Estamos trabalhando um investimento para o cuidado e salvamento de crianças. É algo que vai estar integrado com todas as regiões do estado e será um dos mais modernos do Brasil, o que vai significar a queda do número de mortalidade, com referência para outros estados”, afirmou o governador.

A reforma do novo Hospital Infantil integra três prédios, moderniza o parque tecnológico e gera uma duplicação do número de leitos de terapia intensiva, de leitos clínicos, internação e enfermarias, além do aumento da capacidade ambulatorial.

“Temos conseguido pagar toda a reforma em tempo recorde. Além de um centro de excelência no tratamento das crianças, também será um centro de formação, com salas de aula para que a criança não saia prejudicada na sua formação, mas também um centro de formação de novos médicos pediatras para o Piauí”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Os recursos aplicados são de emendas parlamentares e do Tesouro Estadual. As obras estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para novembro deste ano. “O novo hospital não é só um novo prédio, é uma mudança de concepção na saúde infantil. Representa o avanço da saúde pediátrica no estado inteiro. O hospital vai monitorar, levar serviços para o interior e as novas tecnologias vão permitir aproximar a população do interior do estado com o nosso centro em Teresina”, disse o diretor do hospital, Vinicius Nascimento.

Vice-governadora também fez visita ao hospital

A vice-governadora Regina Sousa também visitou, na manhã desta quarta-feira (12), o Hospital Infantil Lucídio Portela. As obras foram orçadas em R$ 15 milhões, sendo R$ 6 milhões oriundos de emenda de bancada e o restante custeado pelo Governo do Estado.

Regina Sousa disse que o Governo está trabalhando para melhorar os serviços de saúde e as obras no Hospital Infantil Lucídio Portela vão oferecer um atendimento melhor à população. Ela lembrou que, por causa da pandemia do novo coronavírus, foi preciso melhorar ainda mais os serviços, com a aquisição de novos equipamentos. “No começo da pandemia sofremos muito, mas melhoramos. Ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando para melhorar os serviços de saúde”, avaliou.

O diretor do hospital, Vinícius Pontes, informou que a conclusão das obras de reformas está prevista para o próximo mês. Atualmente, o prédio encontra-se na fase de acabamento. Ele acrescenta que a capacidade de atendimento vai aumentar, passando dos atuais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para 24 e contará com 105 enfermarias. Com o aumento da capacidade, o hospital vai habilitar novos serviços, uma solicitação da vice-governadora.

Pontes destacou ainda que a obra está seguindo a política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e, com a finalização da reforma, será feita a descentralização da saúde, com serviços de alta complexidade para a população.

O deputado estadual Francisco Costa, líder do Governo na Assembleia, acompanhou a vice-governadora durante a visita. (CCom)

Jogo do Poder