Destaques Geral Local Política

Teresina dá início à Campanha Estadual de Multivacinação

Teresina foi a sede da abertura da Campanha Nacional de Multivacinação em âmbito estadual, nesta terça-feira, 3. A solenidade oficial aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva – bairro Poti Velho – e contou com a presença de autoridades e diversas crianças na faixa etária da campanha, que é até os 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A campanha está acontecendo de forma regionalizada e no Piauí vai até o dia 14 de outubro. Como explica Eder Gatti Fernandes, Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a estratégia tem por objetivo fazer uma abordagem adaptada para as realidades locais. “Cada região está tendo o seu momento: nestas duas semanas, é o momento do Piauí e outros locais, alguns estados já fizeram e outros ainda vão fazer. Isso permite que o Ministério esteja mais próximo dos profissionais de saúde e valorize quem está na ponta, a estratégia saúde da família e a população”, diz.

A meta é aumentar as coberturas das vacinas de rotina, que atualmente está em torno de 69% em Teresina, e atingir o patamar de 95% até o fim do ano. “Nos últimos anos, tivemos uma diminuição em todo o brasil nas coberturas vacinais. Com fatores como a pandemia, as pessoas em casa, as fake news contra a vacina, muita gente se desestimulou, e observamos o retorno de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Então o objetivo é atualizar as cadernetas e manter o compromisso que o SUS tem de erradicar algumas doenças, como por exemplo o sarampo e a poliomielite”, informa Ari Ricardo, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para isso, todas as UBS da capital estarão disponibilizando as 18 vacinas da campanha. Além disso, no próximo sábado (07) acontece o dia D em toda a capital, quando diversas salas estarão abertas para receber a população que por algum motivo não pode comparecer durante a semana.

“Teresina sempre foi uma referência em vacinação. Perdemos um pouco em referência nacional comparado com o mundo, mas graças a esta visão do Governo Federal, conduzido pelo Ministério da Saúde, teremos esta retomada, que envolve não apenas políticas públicas, como também a prevenção”, comenta o prefeito Dr. Pessoa. Ele aproveitou para fazer um chamamento a toda a população. “Papai e mamãe, e criançada até a adolescência, venham se vacinar. As portas estão abertas para que se faça a prevenção de determinadas doenças que estavam voltando. Venham, que é saudável para o povo brasileiro”, convocou o prefeito.

Fonte: FMS

Related Posts