Destaques Geral Local Política

Teresina celebra o Dia de Reis com atividades culturais

Comemorou-se nessa quinta-feira, 6, o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, seguindo até o dia em que encontraram o menino.

Na capital piauiense, a data continua sendo lembrada e celebrada com atividades culturais na região da localidade Formosa, que fica na zona Rural Sudeste. A Folia de Reis foi realizada pelo Grupo de Reisado Boi Estrela, que há vários anos reúne crianças, jovens e adultos de pelo menos cinco comunidades rurais para manter viva a tradição.

De acordo com o mestre Raimundo Branquinho, coordenador do grupo Boi Estrela, a Prefeitura de Teresina tem feito um trabalho muito importante para ajudar os grupos de reisados que ainda existem. Segundo ele, dos muitos existentes, hoje apenas três estão atuantes. Para o mestre, a saída encontrada por ele para manter essa cultura viva foi trabalhar com crianças mostrando a elas, desde a infância, a importância de se manter vivo o reisado.

“A gestão municipal, através das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, tem feito um trabalho de revitalização desses grupos e isso deu um ânimo para que a gente pudesse seguir em frente, pois sozinhos não conseguimos manter a Folia de Reis”, conta o mestre Raimundo Branquinho, que hoje comanda o grupo com 18 membros.

A tradição de se manter viva essa cultura também parte dos pais, alguns que fazem parte dos grupos de reisados, já dão os primeiros ensinamentos para os filhos, como é o caso de Antônio Francisco, que é pai do pequeno Alcides, de seis anos e que já segue os passos do pai no reisado. Para Antônio Francisco, é importante que essa cultura se mantenha viva, por isso ele faz questão de estar com o filho, ensinando a ele os costumes locais e religiosos.

“Sinto-me gratificado, pois além de já ser um apaixonado pela Folia de Reis, posso ver no olhar do meu filho que ele também irá trabalhar para que o reisado nunca acabe”, comenta Antônio Francisco.

As celebrações do Dia de Reis continuam na cidade. No próximo sábado (8) será a vez de a zona Sul celebrar a data com uma festividade realizada pelo Grupo de Reisado Reis de Ouro. O evento está previsto para ocorrer às 17h, na área externa da Igreja de Santa Cruz, na região do bairro Promorar.

  

Fonte: FMCMC