Destaques Geral Local Política

Semec vai implementar formação de professores com perspectiva inclusiva

A educação inclusiva em Teresina terá um avanço significativo com a decisão tomada pelo secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso. Os professores das unidades de ensino da Rede Municipal agora passarão a ter formações específicas para atender alunos com necessidades especiais, adquirindo habilidades para a construção de escolas cada vez mais inclusivas.

O primeiro passo para a implementação das capacitações, que deverão começar no próximo ano, será a formação de uma equipe de educação especial. O grupo vai conter professores da Rede e mestres da Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, para que estabeleçam diretrizes para a formação continuada em uma perspectiva inclusiva.
A coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia, afirma que as capacitações serão direcionadas para todos os professores, tanto das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) quanto das salas de aula regulares.

“O objetivo é finalmente promover a articulação entre os professores para que ofereçam um ensino inclusivo, completo, apoiando os alunos em todas as suas necessidades”, declara a coordenadora.

A Rede Municipal de Teresina conta com 70 salas de AEE, oferecendo atendimento especializado no contraturno escolar. Apesar das escolas manterem um planejamento de atividades para esses alunos, a Semec pretende consolidar essa ação enquanto Rede, com base na formação dos professores.

“Vamos envolver os professores de todas as disciplinas e todas as escolas. É um grande avanço em busca da educação que queremos para as crianças de Teresina”, conclui Amanda.

Jogo do Poder

Fonte: Semec