Destaques Geral Local Política

Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” encerra nesta segunda

“O Piauí já deixa saudade e um gostinho de quero mais”. É essa a frase que os cariocas e turistas afirmam ao subir o Bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. O local recebe, desde o dia 14 de outubro, a Mostra “Piaí Piaqui Piauí”, que encerra, nesta segunda-feira (18), e traz aos visitantes as potencialidades econômicas e turísticas do Piauí, promovendo uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato.

No espaço do expositor, 19 empresas do Piauí comercializam suas peças em cerâmica, rendas, arte santeira, cestaria e trançados em carnaúba, joalheria com opalas de Pedro II (únicas no Brasil), castanha, cajuína, mel, entre muitos outros produtos símbolos da cultura regional, dando a oportunidade aos visitantes de levarem um pedacinho do Piauí para suas casas. No estande do Governo do Estado, a equipe da Secretaria do Turismo informa os visitantes sobre os atrativos turísticos do Piauí.

O guia de turismo Ederson Almeida garante que o evento enriqueceu ainda mais um dos atrativos turísticos mais visitados da Cidade Maravilhosa. “Fiquei muito feliz em ter o conhecimento da cultura piauiense aqui no meu Estado, achei tudo muito rico. O mel, as joias, o artesanato, um conjunto de tudo, e ainda pude pegar informação dos atrativos para repassar para meus clientes. Ainda não conheço o Piauí, mas já me interessei e estou encantado. Parabéns aos envolvidos e espero que façam outros eventos por aqui”, disse ele, morador de Nilópolis, cidade localizada na Grande Rio.

Para quem curte aventuras, as mais belas paisagens do estado do Piauí poderão ser conferidas do alto de uma asa delta ou em cima de uma prancha. Tudo isso por meio de modernos simuladores de voo e de kitesurf, que permitirão aos visitantes uma experiência em 3D pelos ares e mares do Piauí.

Quem aproveitou bem esse espaço foi o carioca Geovane Nascimento, de 12 anos. “Achei tudo incrível, vi a prancha de kite e fui viver a experiência. Quando subi, era como se eu estivesse lá na praia, pegando onda. Confesso que despertou minha curiosidade para conhecer o Piauí”, frisa o estudante.

Alexandra Melo, de Minas Gerais, garante que o evento é uma oportunidade única. “Fui presenteada duas vezes, uma por conhecer um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro, com a minha primeira vez por aqui e a segunda, conhecer o Piauí dentro da mesma viagem. Estou impressionada com a riqueza dos produtos e detalhes. Quero muito ir para lá nas próximas férias”, pontua a turista.

A secretária do Turismo no Piauí, Carina Camara, comemora o sucesso do evento e garante que os resultados já estão surgindo. “Conversei com os empresários que participaram da Rodada de Negócios, que também fez parte da programação, todos se mostram muito empolgados. Há muito interesse pelo nosso Estado, nossa ideia é exatamente essa, apresentar o Piauí e suas riquezas tanto para os cariocas, quanto para os turistas do mundo todo”, assegurou.

Durante os cinco dias de evento, um palco montado no Espaço Baía de Guanabara, onde fica a praça de alimentação do local, recebeu apresentações culturais com artistas do Piauí e convidados. As atrações estão entre Vagner Ribeiro e Valor de Pi e Patrícia Melodi, além da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro.

Na área externa do Anfiteatro, duas esculturas revelam as paisagens piauienses aos melhores cenários cariocas: a Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, contrasta com o Morro da Urca. Já a imagem da Praia do Coqueiro se sobrepõe à Baía da Guanabara. Serão dois conjuntos de barras, nas quais, com o artifício da ilusão ótica, serão apresentadas as imagens que se revelarão com o movimento do espectador. Um colírio para os olhos.

No Mirante Maria Ercília, também no Morro da Urca, um imenso mapa do Piauí proporcionará uma incursão inusitada pelos marcos naturais e geográficos do estado. Serão sinalizados cinco pontos, onde os visitantes, por meio de videoscópios digitais (telescópios com vídeos), poderão ver imagens de pontos turísticos do Piauí como se estivessem olhando diretamente para eles, entendendo ainda a sua localização geográfica.

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DO PIAUÍ

Paralela à Mostra no Bondinho Pão de Açúcar, acontece ainda uma Exposição de Artesanato do Piauí, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab). No local, os visitantes podem conhecer o rico trabalho dos artesãos piauienses, que com as mãos entalham a madeira, moldam a cerâmica, bordam, fazem renda, trançam a palha ou lapidam pedras que dão origem a belas joias de opala. A exposição segue até o dia 15 de novembro.

Jogo do Poder

Fonte: CCom