Destaques Geral Municipios Política

Rally Cerapió/Piocerá vai participar do Projeto Piauí Rio

O Rally Cerapió/Piocerá é uma das atrações do Projeto Piauí Rio, na Mostra Piaí Piaqui Piauí, evento que será realizado de 14 a 18 de outubro, no Morro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). Durante cinco dias, o público poderá conhecer um pouco mais do Estado nordestino através de imagens, artesanato e vídeos que mostrarão os atrativos turísticos. A iniciativa é do Sebrae Piauí, com parceria do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Teresina, Bondinho Pão de Açúcar, entre outros.

Tradicional competição off-road do país e um dos principais eventos do Nordeste brasileiro, o Rally Cerapió/Piocerá completa 35 anos em 2022. A edição marcada de 23 a 28 de janeiro será comemorativa pela Rota das Emoções, percurso turístico que inclui o estado do Piauí. O destaque é para o Delta do Parnaíba, local com espelhos d’água, mangues, dunas e lagoas. A programação do Rally Cerapió 2022 conta inclusive com um dia livre para que os participantes possam visitar o local.

O Rally Cerapió/Piocerá reúne todos os anos uma caravana com mais de 1.000 pessoas e cerca de 400 competidores entre as cinco modalidades: motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes. O evento também conta com a categoria expedição, totalmente voltada para o passeio turístico. Participantes de 25 estados mais o Distrito Federal, entre eles o Rio de Janeiro, já estão até o momento inscritos para a 35ª edição.

São equipes de motos, carros, quadriciclos, UTVs, bikes, pilotos e navegadores, famílias e amigos em busca de aventura e diversão. “O Projeto Piauí Rio é muito importante nesse momento de retomada do turismo no Brasil. Apresentar diversas atrações do Estado do Piauí em um local de grande expressão turística do país, como o Bondinho Pão de Açúcar, valoriza muito mais as riquezas da nossa região. O Rally Cerapió reúne várias dessas vertentes: esporte, turismo, natureza, cultura, gastronomia e arte. Quem participa do evento consegue, com certeza, explorar o que o Piauí tem de melhor”, ressalta Ehrlich Cordão, diretor geral do Rally Cerapió/Piocerá.

Sobre o Rally Cerapió 2022:

De 23 a 28 de janeiro, o Rally Cerapió terá a edição histórica de 35 anos. Para comemorar esta data especial, os participantes da tradicional prova off-road do país vão encarar a Rota das Emoções, percurso turístico que inclui três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. A largada será da Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), e a prova seguirá para Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI), Parnaíba (PI) até chegar no destino final em Barreirinhas (MA).

O Rally Cerapió/Piocerá é o único que reúne em um mesmo evento cinco modalidades: bikes, motos, carros, quadriciclos e UTVs. Ao todo são 36 categorias que incluem desde competidores profissionais e experientes até iniciantes e amadores. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).

Considerado muito além de um rally, devido às ações sociais promovidas e incentivo turístico, principalmente com a categoria expedição, o Rally Cerapió 2022 vai proporcionar experiências incríveis aos participantes com a Rota das Emoções. O projeto, criado por um consórcio entre os três estados, Ceará, Piauí, Maranhão, e o Sebrae, com apoio do Ministério do Turismo contempla cerca de 500 quilômetros e inclui três grandes áreas como o Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, todos inclusos no percurso da prova.

O Rally Cerapió 2022 tem copatrocínio da Goodyear, Governo do Estado do Piauí e Governo do Estado do Ceará. O evento conta também com apoio da Reron, Sebrae Piauí, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Barreirinhas (MA), além da parceria da Água Limpa. A supervisão é da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Cearense de Automobilismo, Federação Cearense de Ciclismo, Federação de Motociclismo do Ceará, Federação Maranhense de Motociclismo, Federação Maranhense de Ciclismo, Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, Federação de Ciclismo do Piauí, Federação de Motociclismo do Piauí. A realização é da Radical Produções.

Serviço:
Projeto Piauí Rio – Mostra Piaí Piaqui Piauí
Local: Morro da Urca – Rio de Janeiro (RJ)
Bondinho Pão de Açúcar

Data: 14 a 18 de outubro
Abertura: 14/10 às 8h30
Visitação: 14/10 a 18/10/2021

Horário de Funcionamento:
Quinta-Feira e Segunda-Feira – 10h às 18h45
Sexta-Feira a Domingo – 9h às 18h45
Entrada de visitantes somente até as 18h

Ingressos:
R$ 60 para quem mora ou nasceu no RJ
R$ 120 público geral

Fonte: CCom