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Projeto de Recomposição das Aprendizagens é apresentado pela Semec

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu um encontro, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), localizado na zona Norte de Teresina, para apresentar o Projeto de Recomposição das Aprendizagens. Participaram do evento o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, a secretária executiva de Ensino, Janaína Moura, a Coordenação Pedagógica, os superintendentes e demais técnicos da Semec.

O Plano de Recomposição das Aprendizagens é um conjunto de estratégias de ensino diferenciadas que focam na integralidade da formação e na garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes. O projeto visa impulsionar a qualidade do aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Educação que apresentam déficits no processo de alfabetização. Na iniciativa são ofertadas a atenção diferenciada para cada discente a fim de que as necessidades específicas de aprendizagem sejam atendidas.

“As crianças têm direito a aprender e esse plano foi pensado e estruturado para garantir isso. Com essa ação, buscamos estreitar o laço com as famílias a fim de que elas também façam parte do processo de recomposição das aprendizagens. A Semec dará todo o aparato e condições para que os estudantes sejam beneficiados por essa proposta. Esse é nosso comprometimento e conto com a parceria dos pais, a direção e o corpo docente das unidades de ensino”, comenta o professor Reinaldo Ximenes

O projeto conta com duração de seis meses, com previsão de início em maio e término no mês de novembro. O foco do plano são alunos dos 2º, 3º, 4º e 6º ano do Ensino Fundamental, no qual a recomposição dos discentes do 2° e 3° ano será feita de maio a setembro, enquanto para os estudantes do 4° e 6° ano ocorrerá de maio a novembro deste ano. A ação também trabalhará com alunos da Educação Especial.

A iniciativa será realizada em ciclo de monitoramento de cinco etapas, que são: o acompanhamento pela unidade de ensino; acompanhamento técnico às escolas definidas como prioridade a partir dos critérios estabelecidos; a análise dos Registros dos Técnicos; as reuniões pedagógicas; e reunião de devolutiva.

No evento realizado nesta segunda, ainda foram explicadas as metas do Ciclo de Alfabetização e as funções da Organização dos Grupos de Trabalho (GTs), bem como o cronograma, os critérios para atendimento dos estudantes com aula complementar, os intuitos, estratégias e recursos da ação.

A gerente do Ensino Fundamental Anos Finais da Semec, Geane Alves, explica que desde fevereiro a equipe da Secretaria está fazendo a análise de dados da aprendizagem dos alunos na Rede a fim de compreender como está o processo de aprendizado das crianças.

“Já fizemos reuniões com diretores e os corpos docentes para apresentar o projeto de recomposição, que vai atingir cerca de 1.700 estudantes em 68 unidades de ensino. Buscamos dar suporte para os alunos e fazer uma recomposição de forma adequada, beneficiando todos eles”, finaliza Geane.

Fonte: Ascom Semec

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