Destaques Geral Local Política

Agentes de Saúde e de endemias participam de projeto nacional de capacitação

Mais de 600 agentes comunitários de saúde e agentes de endemia de Teresina estão participando do Programa Saúde com Agente, projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nesta terça-feira (09), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu a visita da equipe da UFRGS, que veio documentar o andamento do projeto na capital.

O Saúde com Agente é um programa de formação técnica voltado para Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias e tem por objetivo ofertar qualificação para estes trabalhadores, com novos conhecimentos que serão aplicados na promoção à saúde, prevenção de doenças e diagnóstico de problemas de saúde nas comunidades, melhorando a qualidade dos serviços na atenção primária.

O curso consiste em conteúdo online e presencial, com preceptores que acompanham o trabalho no dia a dia dos agentes. Em Teresina, 25 preceptores contribuem com essa formação, em 20 turmas de agentes comunitários de saúde e cinco de agentes de endemias. “Promover ações de qualificação de nossos servidores é primordial para a oferta de serviço de saúde com qualidade. Por isso, iniciativas como essas serão sempre bem-vindas”, comentou o presidente da FMS Ari Ricardo.

Durante sua estadia na capital, as professoras Marilise Mesquita e Saionara Wagner visitarão uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital para documentar o trabalho dos agentes de saúde na sua área, além de participar de uma conversa com agentes de endemias e com os preceptores do curso. Os registros da visita serão parte de um documentário nacional produzido pela UFRGS.

Luciana Teixeira, coordenadora geral executiva do Saúde com Agente na UFRGS, ressalta a importância da valorização dos agentes, trabalhadores com funções muito relevantes dentro do SUS. “Ofertar essa formação, reconhecer que essas profissões são extremamente relevantes para a saúde para as estratégias de prevenção e poder estar contribuindo para que eles tenham ainda mais qualificação para o exercício de suas atividades é algo fundamental”, diz.

Fonte: FMS

Related Posts