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Professores de Teresina farão imersão com os venezuelanos antes do processo educacional

Para atender os venezuelanos que estão abrigados em Teresina em suas demandas educacionais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está nos ajustes finais do Projeto Alfabetização Sem Fronteiras. O objetivo é iniciar por uma imersão dos educadores na rotina dos imigrantes. Nesta sexta-feira (05), técnicos da Secretaria estiveram reunidos com representantes dos venezuelanos Warao, Cáritas, Seduc, Uespi e Defensoria Pública da União para os encaminhamentos da ação.

O projeto traz propostas de inserção das crianças em idade regular nas escolas municipais mais próximas dos abrigos, mas também inclui uma espécie de educação trilíngue para jovens e adultos. Com apoio dos educadores pertencentes ao próprio povo Warao, os professores da Rede Municipal levarão ensinamentos nas línguas portuguesa, espanhola e indígena.

De acordo com o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos, os professores direcionados para esse projeto passarão por um período de vivência nos abrigos, junto aos indígenas. “Para que estejam conectados e os professores possam desenvolver um trabalho com base nas raízes culturais dos Warao, primeiro terão essa imersão, um diálogo mais próximo, conhecendo na prática suas rotinas. Durante a reunião também acertamos uma mobilização entre eles, para que incentivem a participação de todos”, explica.

No próximo dia 12, o grupo fará uma visita técnica aos abrigos, depois a Semec estará dedicada ao planejamento pedagógico exclusivo para os venezuelanos e, no final do mês de agosto, os educadores começam a participar das atividades rotineiras dos venezuelanos, em uma troca de experiências. As três unidades de ensino que receberão esse público serão: E.M. Antônio Dilson Fernandes, E.M. Professor Nelson do Amaral Sobreira e E.M. Dona Izabel Pereira.

Fonte: Semec

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