Destaques Geral Local Política

Prefeitura testa resistência do solo para iniciar a obra de pavimento rígido na Dom Hélder Câmara

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está finalizando o projeto executivo para a obra de pavimentação e drenagem na avenida Dom Hélder Câmara, na zona Leste da cidade. Esta será a primeira via com pavimento rígido do Piauí.

“Fizemos a sondagem do local, com nove furos na via, para testar a resistência do solo e para sabermos o que vamos encontrar lá quando começarmos a obra. Essas informações são necessárias para a elaboração do projeto executivo, que é o planejamento detalhado do serviço”, explica o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.

Ele frisa que as máquinas começarão o trabalho na avenida assim que o projeto executivo for concluído (em cerca de 20 dias). A obra tem prazo de oito meses para conclusão de acordo com o contrato. “Porém, já estamos nos movimentando para agilizar a conclusão dessa obra até o Natal deste ano”, acrescenta.

O presidente da ETURB, João Duarte, ressalta que mapeou as vias de Teresina que não suportam mais a Operação Tapa-Buraco e, por isso, precisam de recapeamento, como a Dom Helder Câmara. “Nesse caso específico da Dom Helder Câmara, os estudos preliminares mostraram que a base e a sub-base do asfalto estavam completamente comprometidas, muito saturadas. Essa é uma área com bastante lençol freático e chegamos à conclusão que precisamos usar o pavimento rígido para termos uma solução definitiva, como determina nosso prefeito Dr. Pessoa”, pontua.

O pavimento rígido é composto por uma camada de concreto armado, que é projetada para suportar cargas pesadas e resistir ao desgaste causado pelo tráfego intenso. “O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão, o que o torna capaz de suportar o peso de veículos pesados sem sofrer deformações significativas”, explica o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves.

Obra iniciada na avenida Camilo Filho

Outra avenida que não suportava mais a Operação Tapa-Buraco é a Camilo Filho, na zona Sudeste, cuja Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Dr. Pessoa no dia 23 de junho.

Os serviços já começaram na via e, segundo João Duarte, o novo pavimento terá duração de, no mínimo, 10 anos. A obra vai da João XXIII até depois do bairro Jardim Europa, compreendendo mais de 12 quilômetros de extensão.

O serviço está orçado em R$ 16 milhões, inclui o recapeamento da via e a drenagem, beneficiando, principalmente, a região sudeste da capital, que conta com 21 bairros e cerca de 140 mil habitantes.

Fonte: Eturb

Related Posts