Destaques Geral Local Política

Prefeitura promove Famtour com profissionais de turismo para apresentar Teresina

Como estratégia de inclusão de Teresina no mercado turístico nacional, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), trouxe a capital piauiense sete profissionais de operadoras, agentes de viagens e meios de comunicação especializados.

Esses profissionais que chegaram em Teresina ainda na quinta-feira (13), e permanecem na cidade até este domingo (16), ocasião em que estão conhecendo as potencialidades de Teresina e sua estrutura receptiva. Neste sábado (15), as visitas foram realizadas em alguns dos empreendimentos rurais que compõem a Rota Turística dos Sítios.

Para o gestor da SEMDEC, Marcelo Eulálio, o objetivo da ação é apresentar e aproveitar as potencialidades turísticas de Teresina para comercializá-las. “Já vimos que os resultados obtidos com essa ação em anos anteriores foram muito positivos, por isso decidimos resgatar essa estratégia. E seguindo as determinações do prefeito, Dr. Pessoa, a meta é contribuir para elevar o fluxo turístico que se destina a nossa capital, pois dessa forma conseguiremos injetar moeda nova na economia local”, afirmou.

As viagens de familiarização (Famtour) permitem o encontro entre profissionais que operam com receptivo na localidade visitada e os profissionais convidados, para que conheçam os serviços e possam compor os pacotes turísticos operados a nível nacional.

“Trouxemos representantes da Bancorbras (Fortaleza), Luxury Travel, Magigui e Travel News (São Paulo), Litoraltur (Paraná), Mercado & Eventos (Rio de Janeiro), e RP Influencer Travel (Goiânia)”, disse o Coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

No dia 13 de outubro (quinta-feira), primeiro dia do grupo na cidade foi realizado um jantar de boas vindas. Já no dia 14 (sexta-feira), pela manhã, o grupo participou um City Tour por Teresina e à tarde foi reservada para uma reunião com o trade turístico local, ficando a noite reservada para atividade cultural.

Neste sábado, dia 15 de outubro, os convidados participaram de visitas a empreendimentos rurais da Rota Turística dos Sítios de Teresina, com organização da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Piauí (ABAV-PI). A noite está reservada para visitação a Micarina, carnaval fora de época que está acontecendo na na cidade. O grupo retorna às suas cidades de origem neste domingo, 16 de outubro.

Os recursos para custeio das despesas dos convidados são oriundos do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), com conhecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

“Conhecer Teresina me possibilitou reafirmar o que meu pai, que é piauiense me falava, que por aqui tudo é maravilhoso e também pude descontruir alguns pensamentos negativos que tinha e que escutei sobre a cidade. Aqui conheci diversos atrativos turísticos, mas confesso que fiquei apaixonada pelo Restaurante Flutuante. Não posso esquecer de destacar a gastronomia de Teresina, que é impecável. O nordeste é encantador, mas Teresina tem lá o seu diferencial e particularidades, só tenho a dizer que estou amando essa experiência”, pontuou a turismóloga, Jornalista e representante de Goiânia, Rose Páscoa.

Já o jornalista carioca, Rafael Torres, afirma que ficou impressionado com tudo que viu pela cidade. “O local me surpreendeu em todos os sentidos, eu não imaginava o que ia encontrar por aqui. Infelizmente temos uma ideia errada do local. Tive momento sensacionais em cada canto visitado, a Ponte Estaiada, o Parque da Cidadania são de uma beleza fora do normal, e com tudo que vi e vivi afirmo que vale a pena investir em visitação na cidade”, relata.