Geral Local manchetes Política

Prefeitura de Teresina vai executar Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual nas escolas municipais

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, para planejar a execução do “Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual” na Rede Municipal de Educação. Durante a reunião foi discutida a elaboração de material informativo que será entregue aos gestores em um encontro programado ainda para este mês. Após essa etapa, o programa será executado nas escolas.

A pobreza menstrual, também conhecida como precariedade menstrual, refere-se à falta de acesso a produtos que permitam uma higiene adequada durante o período menstrual. Isso está relacionado à carência de recursos, bem como à falta de infraestrutura adequada no ambiente. Além disso, está ligado à ausência de educação sobre como gerenciar adequadamente a higiene menstrual.

O programa será implementado em escolas municipais de período parcial e integral. A Escola Municipal Professor João Porfírio De Lima Cordão, localizada na zona sudeste de Teresina, será a primeira unidade de ensino a receber o programa neste ano. Posteriormente, ele será estendido a todas as escolas da rede municipal.

“Estamos preparando dois folhetos informativos: um voltado para as alunas e suas famílias e outro para os gestores escolares explicando o fundo rotativo. As escolas que receberem esse fundo terão autonomia para adquirir os absorventes”, explicou Raissa Borges, assistente social da Semec.

O público-alvo do programa são alunas devidamente matriculadas na Rede Municipal de Educação que estejam cursando o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades entre 9 e 29 anos.

Fonte: Semec

Related Posts