Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina registra aumento de 9% no número de expedições de Passe Livre idoso e PCD

A Prefeitura de Teresina, por meio do Núcleo de Cidadania da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), registrou aumento de 9% no balanço do número de expedição do Passe Livre idoso e PCD em 2023. No total, foram realizadas 5.773 mil expedições em 2023, já em 2022 foram expedidas 5.283.

Os dados apontaram ainda que em 2023, foram emitidos 3.927 Passe Livre idoso e 1.846 PCD. Já em 2022, foram emitidos 3.708 idoso e 1.575 de PCD. O benefício do Passe Livre é destinado a pessoas idosas a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, que tenham laudo médico.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o aumento nos números de emissões do Passe Livre é reflexo da necessidade da população e também da qualidade no atendimento.

“O benefício do Passe Livre tem possibilitado que essas pessoas consigam transitar melhor em suas atividades, especialmente, para consultas médicas, fisioterapias, ir a um supermercado ou mesmo momentos de lazer. A Semcaspi tem atendido o desejo do prefeito Dr. Pessoa, em proporcionar um maior conforto a população, que busca esse serviço, com cadeiras acolchoadas, internet mais veloz e a oferta de lanche e frutas para estes públicos. O que refletiu em uma melhor receptividade e agilidade no atendimento”, ressaltou.

Segundo Francisco Barbosa, diretor da divisão de Cidadania da Semcaspi, todas as solicitações do Passe Livre são realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que repassam para o Núcleo de Cidadania.

“O Núcleo de Cidadania da Semcaspi trabalha exatamente com o atendimento que vem do CRAS, então, o público tem que buscar o CRAS para o primeiro atendimento. É lá que as pessoas solicitam não só o Passe Livre Municipal, mas também o Intermunicipal e o Interestadual, tanto pessoas idosas quanto PCDs, para que possam circular gratuitamente nos transportes públicos”, destacou.

Ivoneide Feitosa, moradora da Vila da Paz, conta que soube do seu direito ao benefício pelo centro de convivência, que participa e explica que o passe irá ajudar muito na sua locomoção.

“O Passe Livre para mim é importante! É um direito que eu nem sabia que tinha. Ele ajuda bastante, já que não pago para resolver as minhas coisas e ir ao médico. Então, isso já livra a gente de pagar oito reais para ir e vir! É muito bom”, diz.

MAIS SERVIÇOS

Durante o ano de 2023, o Núcleo de Cidadania da Semcaspi realizou 33.418 atendimentos, além das expedição do Passe Livre para pessoas idosas e para pessoas com deficiência, conta com solicitação e orientações, como: Carteira Interestadual Idoso; 2° via de Certidão de Nascimento; Carteira de Trabalho Digital; e ainda de revalidação do Passe Livre Idoso e PCD.

Fonte: Semcaspi

Related Posts