Destaques Geral Local Política

Prefeitura anuncia escola de arte santeira e incentivos para artesãos teresinenses

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou de um café da manhã, nessa sexta-feira (8), promovido pela Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) para os artesãos, na Galeria de Arte Santeira, localizada no Parque da Cidadania. O encontro promoveu um diálogo entre a classe de artesãos e a gestão municipal. 

Na ocasião, o prefeito liberou a inclusão do segmento nos grupos atendidos com microcrédito pelo Banco Popular, além da reabertura e descentralização da escola de arte santeira, localizada no bairro Poti Velho, zona Norte da cidade.

“Em nenhum lugar do mundo se vive sem arte e sem cultura. E isso (projeto) vamos abraçar. Nosso apoio aos artesãos, à cultura, em um lugar no centro, mais centralizado, e posteriormente disseminado na cidade. Vamos estar juntos de vocês sem explorar, mas apoiar, por meio da disponibilização de recursos [com juros] abaixo do mercado”, falou Dr. Pessoa.

A secretária de Economia Solidária, Socorro Bento, falou da importância do investimento nos profissionais da arte. “Investir em arte e nos nossos artistas, é investir em cidadania e cultura para nossa população. A arte conta nossa história, nossa essência e nos representa em qualquer parte do mundo que esteja. Temos um leque muito vasto de artistas, artesãos que são reconhecidos internacionalmente”, destacou.

“Arte, economia e cidadania estão ligadas. Então para enaltecer nossos artistas, gerar renda e reconhecimento pelo trabalho deles e trazer para população cultura. Estamos providenciando a reabertura da Escola de Arte Santeira, com uma roupagem diferente, agora a escola será voltada para artes, em geral, e ela não ficará apenas na zona norte, será descentralizada para que mais pessoas sejam alcançadas. E, também, estamos estudando a possibilidade de incluir os jovens venezuelanos e pessoas em situação de rua no projeto”, ressaltou a secretária.

Os artesãos também se manifestaram. “Estamos felizes com esse momento com o prefeito. Mais cedo falei com a secretária, Socorro, sobre a importância de descentralizar a escola de arte santeira, para que as pessoas tenham acesso. E também de uma linha de microcrédito para os artesãos por meio do Banco Popular”, pediu o artesão Leonardo Leal.

Para o artesão Francisco Filho, o evento foi muito positivo para a classe. “O aproveitamento foi cem por cento, a apresentação da secretária para os artesãos. Nós, artesãos, vimos com bons olhos a atuação da secretária, foi bastante positiva. Agora, vamos dar início ao projeto da escola,” disse.

Fonte: Semest

Related Posts