Destaques Geral Local Política

Estudantes do CETI Portal da Esperança reimaginam novos usos para objetos descartados

Dar um novo sentido a objetos outrora descartados é uma das formas de estimular os estudantes a entender a importância da sustentabilidade. Por meio do projeto ‘Meu Universo Sustentável’, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Portal da Esperança, situado no bairro Nova Teresina, zona norte da capital, mobilizou as turmas para repensar novas formas de preservar o meio ambiente.
O centro de tempo integral atende a comunidade escolar com a oferta do Ensino Médio para 101 estudantes matriculados.
Sob orientação da professora de língua portuguesa, Maria Gracionede de Sousa, o projeto busca refletir o papel do aluno na preservação do meio ambiente através da reciclagem de vidros de garrafas e potes plásticos.
O artesanato com desenhos, pinturas e os objetos de decoração fizeram parte da noção de empreendedorismo sustentável que foi apresentada aos estudantes como forma de trabalhar materiais recicláveis no complemento da renda.
Ana Clara, estudante da 3ª série do Ensino Médio no Ceti, relatou a importância de atividades que incentivem a criatividade dos alunos. “A proposta do projeto, para nós estudantes, foi muito interessante pelo incentivo a trabalhar nossa criatividade. Desde o início tivemos a maior liberdade de expressão para compartilhar ideias e explorar os temas das mais variadas formas como alunos criando poemas, desenhos e espero que nosso trabalho sirva de inspiração para as pessoas ao verem o resultado do projeto”, afirmou a estudante.
Na prática sustentável, os alunos imaginaram novas funções utilizando como materiais de trabalho garrafas; potes plásticos de cremes de pentear; rolos de silicone; rolos de lã (azul, vermelho, verde e branco); palitos de churrasco; ramos de flores; fitas de cetim fina (preta, vermelha, azul e verde).
O estudante Alex Graciel Vieira de Sousa mostrou-se surpreso com o resultado das criações dos colegas de turma. “O desempenho dos meus colegas foi algo que me surpreendeu e acredito que foi interessante também para quem veio conhecer as ideias apresentadas de todas as formas”, declarou.
A professora Maria Gracionede ressaltou a importância de os alunos construírem através do manejo desses materiais uma consciência ambiental pautada na preservação.
“O projeto serviu de experiências para o âmbito escolar e fora dele ao estimular a criatividade relacionada à consciência ambiental entre todas as turmas. Com autonomia para desenvolverem seus próprios projetos, ao final os estudantes apresentaram suas ideias por meio de seminários e na criação de uma revista de conscientização e preservação ambiental”, destacou a orientadora.
Na execução do projeto ‘Meu Universo Sustentável’ os alunos foram divididos em grupos e trabalharam dois dias da semana, entre teoria e prática, com carga horária de 4 horas semanais. Entre os temas trabalhados pelos estudantes estão o desenvolvimento sustentável, a problemática do lixo e o efeito estufa.
Fonte: Ceti Portal da Esperança

Related Posts