Geral Municipios Política

Prefeito de Curralinhos apresenta projeto na Caravana Federativa

O prefeito de Curralinhos-PI, Everardo Araújo, marca presença na Caravana Federativa, em Teresina, apresentando projetos que beneficiam a população da sua cidade. Ele afirma reconhecer a importância do evento, que tem por objetivo aproximar os serviços do Governo Federal das gestões municipais. Durante a ação itinerante, os prefeitos podem apresentar solicitações a 43 órgãos federais. Com Everardo Araújo não foi diferente.

Um dos projetos de Everardo Araújo é o Plano de Saneamento Básico de Curralinhos. “Levando em conta as necessidades da nossa cidade, esse plano não só quer melhorar a infraestrutura de saneamento, mas também cuidar da saúde pública, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todo mundo”, assinala o prefeito.

O Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entregaram, na quinta-feira, 20, no primeiro dia da Caravana, 100 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), contemplando igual número de municípios, incluindo Curralinhos.

O investimento total para a elaboração dos PMSB foi de R$ 15 milhões, com recursos da Funasa, repassados ao Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades (Secid), órgão responsável pela criação das políticas. A previsão é de execução dos planos ao longo de 20 anos, beneficiando pequenos municípios que não possuem um plano local para execução do saneamento básico.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, aponta que com esse plano, os 100 municípios saem na dianteira para serem incluídos no Marco Legal do Saneamento Básico. “Esses 100 municípios saem na frente e a gente aguarda que os demais municípios também procurem fazer o mais rápido possível o seu plano para que se possa captar recursos, dando mais agilidade nos processos de contratação e de convênio com o Governo Federal”, comemorou.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ressaltou que esse plano vai captar o investimento necessário para colocar todos esses municípios dentro da meta nacional. Ele também destacou o esforço coletivo para adicionar os municípios que ficarem fora. “Ainda hoje o Instituto de Águas já apresentou um plano que é de aproximadamente 240 milhões de investimentos que não aconteciam por falta do plano. Então agora muitos projetos que o Piauí não conseguia recursos porque não tinha o plano, agora vai acessar. Ainda faltam cerca de 70 ou 80 municípios no estado. E aqui vai criar uma desigualdade. Quem não tem o plano vai ficar para trás. Por isso acho que o Piauí vai avançar nesta área do saneamento básico”, finalizou.

Para Everardo Araújo, saúde pública é um bem imprescindível e prioritário para o gestor que prioriza a sua cidade. “Com metas claras e estratégias integradas na construção do nosso plano, estamos construindo um futuro mais saudável, seguro e resiliente para as próximas gerações de Curralinhos”, finalizou o prefeito de Curralinhos.

Related Posts