Destaques Geral Local Política

População em situação de rua terá acesso a cinema na Praça Pedro II nesta quinta (11)

A praça Pedro II recebe nesta quinta (11), o projeto Águas na Praça, que em sua primeira edição vai realizar o “Cinema na Praça”, com a exibição de filmes de curta metragem para pessoas em situação de rua. A programação contará ainda com a realização de testes de Covid 19 e assistência para encaminhamentos necessários, caso haja algum resultado positivo. Organizada pelo Programa de Voluntariado Empresarial da Águas de Teresina, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e da Faculdade Santo Agostinho.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo, a iniciativa surgiu do discurso de alguns colaboradores preocupados com as pessoas em situação de rua e visa promover a inclusão desse público que vive à margem da sociedade.

“Oportunizar experiências como essa de assistir um filme numa tela igual a de cinema é algo que certamente gera um impacto positivo na autoestima. Além disso, sabemos que a pandemia não acabou e que os casos de contaminação estão aumentando, então, tomamos a iniciativa de olhar atenciosamente para esse público e exercer nosso papel de agente da dignidade”, destaca Bárbara Melo.

Segundo Lidiane Oliveira, gerente do Centro Pop da Semcaspi, o projeto “Cinema na Praça” é uma oportunidade de ampliar o acesso à cultura para a população em situação de rua.

“O Centro Pop da Semcaspi entra com a mobilização do público, que, muitas vezes, é negligenciado, não é enxergado. Esta ação vai servir para aproximar o público do Centro Pop tanto, que fará o reconhecimento destes usuários. Estaremos com serviço de abordagem, fortalecendo esta ação, que é de suma importância. Uma vez que cultura também é um direito de qualquer pessoa e ter acesso nos ajuda a nos reconhecer e nos entender dentro de uma sociedade”, ressaltou.

Serviço
“Cinema na Praça”
Quando: quinta-feira (11), a partir das 17h
Quem pode: classificação livre
Quanto: gratuito
Onde: na Praça Pedro II, Centro de Teresina

Jogo do Poder

Fontes: Águas de Teresina/Semcaspi