Geral Local manchetes Política

Para Zona Rural abandonada, Dr. Pessoa garante projeto para incentivar pequeno produtor

O candidato do MDB a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, quer priorizar o estímulo à agricultura familiar e contemplar a capacitação dos produtores, a infraestrutura local, os equipamentos a serem utilizados no processo produtivo e a identificação de produtos locais de maior potencial de produção. A proposta é criar um Plano de Desenvolvimento Rural para estimular a criação e o fortalecimento das cooperativas já existentes.

“A zona rural de Teresina pode contribuir muito mais para o abastecimento de alimentos da cidade que hoje é praticamente toda importada de outras regiões do país. Nosso objetivo é criar infraestrutura e geração de emprego e renda para essa parcela da população”, explica o candidato.

Dr. Pessoa ainda vai criar pelo menos 30 campos agrícolas na região, com vista no aumento da produção local de alimentos. Além disso, pretende implantar um programa de apoio técnico ao pequeno produtor para que ele consiga acesso a linhas de crédito bancário por meio do Banco Popular de Teresina. “Nós queremos dar acesso ao crédito, apoiar o desenvolvimento da produção local. Tudo isso para oferecer mais estrutura e qualidade de vida para os moradores da zona rural”, afirma o emedebista.

A região conta com doze campos agrícolas e apenas sete são irrigados, sendo que a necessidade da região é de, no mínimo, 40. O candidato à prefeitura de Teresina ainda recorda outros problemas da zona rural, como a falta de assistência técnica e acesso a patrulhas agrícolas. “Existem apenas quatro desses equipamentos disponíveis aos produtores que se revezam no uso, o que causa uma perda de produção. Os meses de chuva chegam, passam e eles não conseguem preparar a terra pela deficiência desses equipamentos”, completa Dr. Pessoa.

Outras propostas para atender a zona Rural

Dr. Pessoa (MDB) vai reformar o Mercado do Peixe de Teresina, aumentando a quantidade de espaços de vendas, priorizando os pequenos ofertantes e melhorando as condições sanitárias do local. Criará um centro misto de beneficiamento do pescado e de carnes agregando valor aos produtores e impulsionando o desenvolvimento da produção local. Outra proposta para atender a zona rural é a criação da feira de exposições do produtor de Teresina, incentivando a realização de negócios, contribuindo para um ambiente empreendedor e de melhorias da produção agrícola e da pecuária local.

Redação