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Ouvidoria do HUT solucionou 86% das demandas registradas em 2021

A Ouvidoria no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) exerce um papel relevante na atual gestão hospitalar, ajudando a subsidiar melhorias com a participação dos servidores, pacientes, familiares e da própria comunidade. Entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, o serviço registrou 239 manifestações. O histórico é referente a solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.

Dados divulgados pela Ouvidoria da unidade mostram que 86% das manifestações são respondidas com as devidas providências e encaminhamentos para soluções cabíveis em até 24 horas após o registro. Os números revelam ainda que do total de demandas, 60% são de usuários internados, 21% de acompanhantes e visitantes e 19% de servidores da unidade hospitalar. O principal canal de acesso para registro das manifestações foi através de mensagens pelo whatsapp.

De forma contínua, também é aferido o grau de satisfação dos usuários do serviço público prestado no HUT. 69% relataram ótimo nível de satisfação com o trabalho desempenhado. A pesquisa está sendo aplicada desde maio de 2021 através do modelo conhecido como NPS, metodologia utilizada mundialmente para mensurar a percepção do público quanto aos serviços oferecidos.

Para o ouvidor do HUT, Ciro Coimbra (foto), “a ouvidoria tem como missão promover, de forma permanente, a cidadania e o acolhimento do usuário, reconhecendo-o como pessoa e legítima a sua demanda”, afirma.

Na área da saúde, as ações de gestão e assistência têm como foco a qualidade da experiência do usuário. Não há como instrumentalizar a gestão do SUS sem a participação da sociedade, ressalta o diretor geral da unidade, Fábio Marcos de Sousa. “As manifestações devem ser registradas formalmente na Ouvidoria, as demandas emanadas por outros meios dificultam a apuração dos fatos, as ações corretivas ou o aproveitamento de sugestões viáveis da nossa administração pública”, conclui.

O Serviço de Ouvidoria da maior urgência pública vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza canais gratuitos de atendimento ao cidadão seja de forma presencial na porta de entrada do pronto atendimento ou de modo remoto por ligação telefone: (86) 3218-5199 ramal 2066, por mensagem de texto no whatsapp (86) 99562-6683 ou ainda através do e-mail: [email protected].

Fonte: Semcom

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