Destaques Geral Local Política

Cirandas Formativas: 3º encontro aborda a importância dos espaços verdes para o desenvolvimento infantil

A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), com apoio do Viver+Teresina e da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizou neste mês de Dezembro, a 3ª edição do Ciranda Formativa, com o tema “Criança e Natureza: a importância dos espaços públicos e verdes para o desenvolvimento infantil”.

A ‘Ciranda Formativa’ tem como propósito envolver gestores, servidores e equipes técnicas na pauta da primeira infância. Seu objetivo é alinhar conhecimentos sobre o tema, formar e consolidar a visão da gestão pública sobre as ações para a primeira infância, e dar visibilidade aos programas, políticas e ações de primeira infância já desenvolvidas na cidade. Durante o encontro foram apresentados projetos em desenvolvimento que buscam relacionar a criança e a natureza através de espaços verdes e sustentáveis.

O evento contou também com a palestra do educador Guilherme Blauth que é Articulador do Coletivo Taboa e do Movimento Quintais Brincantes. Publicou diversos livros e criou jogos cooperativos com materiais da natureza. Atualmente projeta e constrói Parques Naturalizados e desenvolve percursos de aprendizagem a partir do brincar livre.

“O tema criança e natureza está muito relacionado a realidade que o município de Teresina vem vivendo. Recentemente, nós da Agenda 2030, lançamos o plano de ação climática e com isso buscamos atuar cada vez mais em prol de ações voltadas para mitigação e adaptação à emergência climática e agora aliando isso à primeira infância com projetos que busquem tirar as crianças de ambientes fechados e trazer o contato com a natureza.”, explicou Gabriela Rodrigues, da coordenação especial da Agenda 2030.

O evento ocorreu no espaço Thech e reuniu representantes da SAAD SUDESTE I, SEMAM, AGENDA 2030 (SEMPLAN), Viver+ Teresina (SEMPLAN), SEMJUV, SMPM, SEMDUH, SAAD LESTE, SEPLUR (SEMPLAN), SEMCASPI, PRODATER, ETURB, FMS, SEMEC, para debater questões relacionadas à sustentabilidade e espaços verdes para crianças.

A Urban95, parceira no desenvolvimento dessas atividades, é um programa que oferece suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.

Fonte: Semplan

Related Posts