Destaques Geral Local Política

Outubro Rosa: Prefeitura leva atendimento do serviço Florescer a mulheres da zona rural de Teresina

No mês de outubro, é desenvolvido a campanha Outubro Rosa para promover um alerta às mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou nesta terça-feira (19), uma manhã com orientações sobre a prevenção ao câncer para as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer do Povoado Salobro, localizado na zona Sudeste de Teresina.

No encontro, a enfermeira Márcia Viana, do Serviço Social do Comércio (Sesc), conversou com as mulheres sobre a importância do autocuidado e a necessidade de fazer exames e visitas periódicas ao médico, além do exame de mamografia. A profissional apontou a seriedade do assunto, tendo em vista que no mundo, o câncer de mama é o que mais incide entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2020 foram cerca de 2,3 milhões de novos casos, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

Ainda durante a palestra, Márcia demonstrou através de próteses como as mulheres poderiam realizar o autoexame das mamas e torná-lo rotina. Entre as dicas, ela cita que é necessário identificar os nódulos, volume mamário irregular, aspecto ou coloração suspeita nos mamilos, como também secreções, sangue e inchaço nas axilas e mamas.

“A gente pode evitar 100% o câncer? Não. Mas podemos descobrir previamente para tratar”, declarou a enfermeira. “O objetivo do auto exame é alertar para qualquer sintoma, mas não substitui a presença de um profissional, por isso é importante procurar um profissional. E claro, o exame de mamografia”, ressalta.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom