Geral Municipios Política

Ônibus Lilás realiza ação no município de Gilbués

O município de Gilbués foi beneficiado com os serviços da unidade Ônibus Lilás, nesta segunda-feira (23). As atividades ocorreram na comunidade Vaqueta, mas participaram ainda pessoas de outras localidades rurais do município, como Canto Roçado, Graúno, Adoladeira, Boa Vista, Gavião e Boqueirão. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Piauí.

“Essa ação com relação à questão da mulher é muito importante, pois nós, mulheres, ao longo da história, nunca tivemos oportunidade. Tivemos que batalhar muito, e ainda batalhamos muito, para conquistar espaços, sermos respeitadas. Somos pessoas e representamos uma força de trabalho e temos uma importância muito grande para o país, seja na política, na educação, em todos os seus espaços”, disse Marilene Ferraz Tavares, uma das participantes da ação.

Durante as ações, as mulheres do município assistiram a uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha; participaram de uma oficina com ênfase no Objetivo de Desenvolvimento Social 5 – Igualdade de gênero; e de roda de conversa sobre a autonomia econômica das mulheres com a Agência Piauí Fomento. Além disso, foi realizada uma reunião com a rede de atendimento; e serviços de embelezamento, com corte de cabelo, limpeza de pele e esmaltação. “Tratamos das competências da Sempi, um órgão criado em 2022, e da importância de termos uma secretária à frente da pasta, comprometida com as associações e parceira delas e dos sindicatos”, disse a assessora especial do Governo, Nayara Costa.

Já a coordenadora de estrutura do Pnud no Piauí, Aline Bacelar, destacou a relevância desse tipo de ação. “A igualdade de gênero é algo em que trabalhamos em todos os âmbitos, de forma transversal, no nosso projeto e em todos os demais e será de grande importância para a vida dessas mulheres e meninas do município de Gilbués”, disse a coordenadora.

Fonte: CCom

Related Posts