Geral Municipios Política

Novo Fórum de Canto do Buriti deve ser inaugurado em agosto deste ano

Orçado em R$ 1.770.000,00, o novo Fórum de Canto do Buriti já está com 16,16% das obras concluídas e deverá ser entregue à Comarca em agosto de 2021. A informação foi repassada pelo Departamento de Engenharia do Tribunal de Justiça do Piauí.

Mário Soares de Alencar, Juiz Diretor do Fórum, destaca que a importância da obra é muito grande, porque atualmente está funcionando em uma situação de improviso.

“O local que está no momento não é o mais adequado, então, essa nova construção vai trazer um espaço adequado para o trabalho dos servidores, magistrados e para atender à população de Canto do Buriti e dos Termos Judiciários, como Brejo do Piauí e Tamboril do Piauí. Esse jurisdicionado vai poder ter acesso a um ambiente de maior qualidade para obter melhor prestação jurisdicional”, afirma Mário Soares.

O superintendente do setor de Engenharia do TJ-PI, Otávio Nogueira, explica que o andamento da obra já está na parte de superestrutura, já estando pronto para começar o segundo piso.

“Tivemos atraso em razão da pandemia, principalmente com relação ao fornecimento de material, mas superamos e a obra está andando bem”, frisa Otávio Nogueira.

Para o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, a obra representa a continuidade dos trabalhos das últimas gestões do yribunal, sempre visando a melhor prestação jurisdicional para a população.

“O Fórum de Canto de Buriti é um prédio novo, iniciado na gestão do desembargador Sebastião Martins, mas que teve problemas devido à pandemia. Agora, vamos concluir essa obra importantíssima para aquela cidade, que reclama há muito tempo por instalações adequadas para o funcionamento do Judiciário. A população de Canto do Buriti merece essa atenção do judiciário, compreendido pelo próprio Tribunal, auxiliado pelo Ministério Público, Ordem dos Advogados e Defensoria Pública”, avalia o presidente do TJ-PI.

ESTRUTURA

O prédio tem uma área de 940,00 m², sendo a área construída de 789,74 m², distribuídos em dois pavimentos. No térreo ficarão os ambientes da Vara Única (secretaria, sala de audiência, gabinete juiz, recepção de gabinete e assessores de gabinete), arquivo, banheiros PCDs masculino e feminino, copa, rack, foyer, Defensoria Pública, Ministério Públicos e OAB.

Já no 1º pavimento ficarão o auditório, sala de oitiva, Tribunal do Júri com capacidade para 68 lugares), banheiros masculinos e femininos, guarda celas, celas feminino e masculino, dentre outros ambientes.

Além disso, contará com 06 vagas de estacionamento interno, 04 vagas de estacionamento externo e gerador. A edificação contempla previsão de mobiliário novo, equipamentos de informática e grupo gerador de 215 kVA e 29,70 kWp de placas fotovoltaicas, colaborando para a sustentabilidade do prédio. (Com TJ-PI)

Redação Jogo do Poder