Destaques Geral Local Política

Nixon Frota assume Segurança Pública Social e Patrimonial de Teresina

O coronel Nixon Frota deixou o comando da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) para assumir a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, pasta recém-criada após a reforma administrativa enviada pelo prefeito Dr. Pessoa e aprovada pela Câmara de Vereadores.

Com a mudança, a GCM passa a ser vinculada à Secretaria Municipal de Governo (Semgov), bem como a nova coordenadoria.

Nixon Frota avalia a mudança como positiva e explica que agora terá mais mecanismos para fortalecer a Guarda Municipal.

“Com a criação da Coordenadoria de Segurança teremos mais estrutura para fortalecer a Guarda Municipal, que está ligada à essa coordenadoria e, juntos, vamos batalhar para melhorá-la. Isso em relação a questões internas, que vão desde a criação de um estatuto que nossa Guarda ainda não tem. A mudança vai possibilitar uma série de melhorias para o nosso efetivo com reflexo também para a população”, explica Frota.

Ele reforça que o foco da Coordenadoria de Segurança será atuar de forma preventiva. Para o comando da GCM, será indicado um guarda municipal, como determina a lei federal 13.022/14 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Com a saída de Nixon Frota do comando da Guarda Municipal de Teresina para assumir a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, pasta recém-criada pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB), a GCM passará a ser comandada agora por um guarda municipal.

A mudança atenderá uma reivindicação da categoria, conforme art. 5º da Lei Federal 13.022 de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com Nixon Frota, isso possibilitará maiores condições para fortalecimento da Guarda Municipal.

“Têm muitos guardas bons, que precisam apenas de uma oportunidade para mostrar mais capacidade. Vamos avaliar o voluntarismo de cada guarda, a qualificação, avaliação sociométrica e o histórico de cada um. É uma definição muito complicada. Além disso, faz parte do meu projeto que a guarda seja comandada por um guarda como está previsto. Assim, vamos alinhar para que a Guarda Municipal esteja inserida nos critérios federais”, destacou Nixon que sem declinar preferências, confidenciou que neste momento, três nomes estão na seletiva final de suas avaliações.

Nova sede

Nixon adiantou que o anúncio do novo comandante da Guarda Municipal deverá ser feito, possivelmente, na inauguração da nova sede do órgão. “Gostaria de anunciar quando mudasse para outra sede, mas é algo que ainda vamos ver. Se não for possível, devemos definir outra data”, finalizou.

Vinculadas a Semgov

Em razão das mudanças, a Guarda Civil Municipal de Teresina passa a ser vinculada à Secretaria Municipal de Governo (Semgov), que também ficará responsável pela Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial. (Com PMT / GP)

Redação Jogo do Poder