Destaques Geral Local Política

Internet do Piauí é considerada a melhor do Brasil

Um levantamento realizado pela plataforma Minha Conexão, que disponibiliza testes de medição de velocidade no Brasil e que analisou os dados de 9,2 milhões de testes de qualidade realizados nos últimos seis meses, apontou que o Piauí tem a melhor velocidade para navegação diária, com o percentual de 89,10%, ficando no topo da lista das 10 melhores conexões por estado, sendo seguido pelo Distrito Federal, São Paulo e Goiás. Esses, segundo o levantamento, possuem a maior qualidade de internet fixa para downloads e consumo de vídeos online em alta resolução. 
Além do serviço ofertado pelas operadoras, o Governo do Estado tem investido na melhoria da infraestrutura de internet no estado, tanto para os órgãos públicos como em pontos de acesso gratuito a essa tecnologia. Por meio de Parceria Público Privada (PPP), a rede de internet pública do Estado expandiu, desde que a concessionária SPE Piauí Conectado entrou em operação. O investimento total previsto no projeto é de R$ 396 milhões. 
No levantamento, o Piauí também ocupa a primeira posição quando o assunto é velocidade para vídeos via streaming, com percentual de 84,30%. O estado se destaca ainda na análise de velocidade de conexão para jogos online, considerado o melhor entre os estados, com 32 ms. 
No ano passada a internet do Piauí já havia sido reconhecida como uma das mais velozes em estudo realizado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz. O levantamento revelou que entre as 27 unidades da Federação do Brasil, o Piauí ficou em primeiro lugar na rapidez da conexão à internet, com uma velocidade média de 88,4 Mbps. É bem acima da média do país, de 55 Mbps. 
Para o diretor da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, essa qualidade apontada pelo levantamento é resultado de um trabalho feito em várias frentes a respeito da conectividade. Segundo o gestor, a implementação da PPP do Governo do Estado dinamizou e impulsionou esse mercado que cresce a cada dia no Brasil, que é o da tecnologia e da comunicação. 
“A Piauí Conectado trouxe um ganho de velocidade significativa para a rede pública e para o cidadão com oferta de internet gratuita. Essa pujança do Piauí atraiu para o estado grandes players de comunicação do Brasil, com grande malha e grande rede, e fez com que empresas locais se juntassem e criassem um pool de ações, vindo a se tornarem hoje grandes players locais. Tem inclusive empresas do Piauí que se desenvolveram localmente com esse aquecimento do mercado e estão aí “bombando” e colocando o Piauí como líder nacional em termos de qualidade e velocidade em um serviço tão importante que é o fornecimento de internet”, destaca Antônio Torres.   
Piauí vai se tornar um dos mais conectados do Brasil 
O Piauí expandiu significativamente sua estrutura de internet fibra óptica de alta qualidade e tem a meta de chegar a todo o estado até o fim deste ano e se tornar uma das redes de telecomunicação mais modernas do Brasil, com 11 mil km de fibra óptica, atendendo todos os 224 municípios piauienses. 
Essa expansão se dá por meio da Piauí Conectado, que é a primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil, implementado pelo Governo do Piauí com a empresa SPE Piauí Conectado, sendo coordenado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).  
Essa rede revoluciona vários setores sociais e econômicos do estado, com oferta de internet de qualidade para órgãos públicos como escolas e hospitais e unidades prestadoras de serviços públicos, como Centros de Atendimento ao Cidadão e postos do Detran. Isso promove maior agilidade nas atividades administrativas, melhora a qualidade dos serviços públicos prestados pelo estado, com maior rapidez para o cidadão. 
Além disso, o programa oferece 245 pontos de internet gratuita em praças, parques e locais públicos em que as pessoas podem realizar serviços on-line, acessar a informações de educação, cultura e redes sociais, promovendo a inclusão da população piauiense. A meta é alcançar 363 pontos de acesso público. 
Fonte: Suparc

Related Posts