Destaques Geral Local Política

Índice de transmissibilidade continua em queda e chega a 0,93 no Piauí

O índice de transmissibilidade do novo coronavírus continua apresentando redução no Piauí. A última análise de dados realizada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente ao período de 11 a 17 de abril, aponta queda de 1,43 para 0,93.

O relatório mostra a análise da semana epidemiológica 15, no qual o índice de transmissibilidade verificado foi de 0,93, enquanto a semana anterior registrou o índice de 1,03, o que significa que 100 pessoas infectadas estão transmitindo para outras 93 pessoas.

A analista do Cievs Ester Miranda ressalta que na nona semana o índice apontava para 100 pessoas transmitindo para outras 143 e a adoção das medidas restritivas para conter o avanço do vírus vem apresentando o início do controle da pandemia no estado.

“Após a adoção das medidas, iniciamos a 15ª semana de 2021 com o índice de transmissibilidade abaixo de um, o que indica o início do controle da pandemia e que, provavelmente, se continuarmos nesse ritmo e as medidas continuarem a ser adotadas, em duas a quatro semanas teremos uma repercussão muito boa disso na diminuição das internações hospitalares e dos casos”, afirmou Ester.

Apesar dessa redução, o colapso do sistema de saúde está impactando no aumento da letalidade. O relatório mostra aumento no índice de letalidade, que estava em estabilidade com 2,9 e subiu para 3,3. “Isso ainda é reflexo do colapso no sistema de saúde e, talvez, de uma variante mais agressiva”, explicou a analista.

Jogo do Poder