Geral Internacionais Política

Guterres saúda Colômbia por início formal de cessar-fogo

O secretário-geral, António Guterres, saudou nesta quinta-feira, o Governo da Colômbia e o grupo Exército de Libertação Nacional, ELN, pela entrada em vigor do cessar-fogo e pelo lançamento do Comitê de Participação Nacional. 

O entendimento entre as autoridades e o grupo armado é válido por seis meses, desde a meia-noite deste 3 de agosto. O acordo suspende as ações dos guerrilheiros, da polícia e do Exército colombianos.

Mais especialistas internacionais 

Na quarta-feira, o Conselho de Segurança aprovou o envio de mais 68 observadores para a Missão de Verificação das Nações Unidas no país.

Conselho de Segurança reafirma "pleno compromisso com o processo de paz” colombiano e considera ainda conferir um mandato sobre novo cessar-fogo
ONU/Loey Felipe

 

Pela resolução, 68 novos especialistas internacionais passam a integrar a missão da ONU, bem como “um componente civil apropriado levando em consideração os recursos existentes”.

A nota de António Guterres destaca que a entrada em vigor do pacto marca uma nova fase no processo de paz. O secretário-geral diz que ao aderir ao cessar-fogo de boa-fé, e com um claro compromisso de aliviar o sofrimento dos civis, as partes podem reduzir de forma significativa a violência e aumentar a confiança na paz.

Monitorização de cessar-fogo

Guterres menciona ainda o novo ajuste do mandato anunciado pelo Conselho de Segurança, sublinhando que a Missão de Verificação está pronta para fazer a sua parte acompanhando e verificando o cessar-fogo.

A operação política foi criada em 2016, após a assinatura de um Acordo de Paz entre as autoridades colombianas e líderes do maior grupo rebelde do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc-EP. O entendimento acabou com mais de cinco décadas de guerra. 

No entanto, o grupo rebelde Exército de Libertação Nacional, ELN, e outro designado Estado-Maior Central,  EMC, não faziam parte do entendimento.

Na resolução unânime, o Conselho de Segurança reafirma seu “pleno compromisso com o processo de paz” colombiano e considera ainda conferir um mandato para que a missão da ONU possa monitorar um cessar-fogo com a EMC.

Outras iniciativas 

O órgão destaca, no entanto, que essa decisão dependeria de uma confirmação do secretário-geral de que foi alcançado um cessar-fogo, incluindo a assinatura de protocolos de verificação apropriados.

Guterres declarou que as Nações Unidas também estão prontas para apoiar o trabalho do Comitê de Participação Nacional de “facilitar a participação inclusiva da sociedade colombiana no processo de paz”.

Para o líder da organização, há um avanço nos esforços da Colômbia para expandir a paz por meio do diálogo. A mensagem de António Guterres termina com um apelo à comunidade internacional para que continue a apoiar as novas iniciativas, tanto em nível político como na implementação dos acordos.

Fonte: ONU News – Imagem: Unsplash/Claus Pacheco

Related Posts