Geral Municipios Política

Em entrevista, Prefeito de Caxias (MA) destaca 3ª dose contra a covid-19, parcerias, aulas presenciais, obras, concurso público e Natal Iluminado

Em pouco mais de uma hora de conversa o prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil (Republicanos), durante entrevista ao Programa A Hora do Povo, da TV Guanaré, apresentado por Augusto Neto, destacou diferentes temas, ligados às áreas sensíveis que afetam a vida dos caxienses: saúde, infraestrutura, educação, dentre outras.

3ª dose contra a covid-19

O gestor iniciou falando sobre a vacinação contra a covid-19, em que Caxias (MA), segue dando exemplo e sendo espelho para milhares de municípios do país, ao vacinar pessoas a partir de 12 anos e agora também a população a partir dos 70 anos, que já tenha tomado as duas primeiras doses há mais de seis meses.

“A vacina contra a covid-19 dá duas garantias, reduz a internação hospitalar e os óbitos em nosso município, Estado e país. Nós sabemos que pessoas a partir de 70 anos, a imunidade cai gradativamente com a idade. A terceira dose, vamos aplicar nas pessoas a partir de 70 anos”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Parceria com Estado

Foi destaque também a parceria da Prefeitura Municipal de Caxias com o Governo do Estado, com obras que estão em execução no município e com outras que podem chegar, graças à boa relação com a gestão estadual.

“Em breve o Restaurante Popular estará funcionando em pleno vapor, com 1.000 refeições por dia, um verdadeiro sonho para os caxienses. Uma briga feito pelo saudoso Deputado Zé Gentil, que levará o seu nome. Uma Prefeitura precisa do Governo do Estado. Estreitados esses laços com o nosso governador Flávio Dino, o vice-governador, Carlos Brandão, nós temos obras sendo executadas, como: a Praça da Família na Cohab, o Parque Ambiental, Restaurante Popular, Praça do Bonfim, Universidade de Medicina, além de entregarmos mais de 6 mil cestas básicas”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Concurso Público

O prefeito respondeu perguntas dos telespectadores, e uma delas foi sobre o concurso público. O gestor lembrou que há poucos dias agentes comunitários de saúde e outros profissionais já foram chamados, totalizando mais de 80% das mais de 1.100 pessoas que foram aprovadas no último concurso, mas que já neste mês de setembro, deve autorizar a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), a fazer novas convocações, conforme a necessidade da pasta.

“Nós chamamos há alguns dias atrás, agentes comunitários de saúde aprovados no concurso. Agora nós vamos chamar de outras áreas, principalmente da Educação, devido  o retorno das atividades presenciais”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Infraestrutura

O gestor também foi questionado sobre outras obras que estão em andamento, como calçamentos, escolas, Sistemas de Água e também o Shopping da Gente, esta última deve ser entregue, segundo prefeito entre o final de 2021 e início de 2022.

“No Shopping Popular eles nunca pararam. A parte interna já tem acabamentos, banheiros, as salas, os cômodos. Com a pandemia houve uma paralização das obras, mas agora nós retornamos com total força. A empresa responsável vai estar reunida com o nosso secretário de Infraestrutura, onde nós queremos saber o prazo para entrega. A construtora vai dá um prazo, mas na minha opinião, até o final desse ano, no mais tardar até o início do próximo ano estaremos entregando essa grande obra”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Asfalto e estradas

A Prefeitura de Caxias deve iniciar nos próximos dias, trabalhos na área da infraestrutura, com asfaltamento de ruas, além das estradas vicinais da zona rural, que é uma demanda que a população, e que o prefeito Fábio Gentil também destacou que a gestão dará total atenção.

“Devem estar prontos nos próximos dias, mais asfalto, calçamento e piso intertravado para estruturar ainda mais o município. Caxias se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Estive no Povoado São Pedro, onde temos, Santa Rosa, Aliança, Cabeceira dos Cavalos, Santo Antônio, vários povoados, e lá nós autorizamos a construção de uma ponte. Acredito que no máximo em 30 dias, vamos trabalhar as estradas vicinais”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Educação

O retorno das atividades escolares presenciais também esteve presente na entrevista. O prefeito lembrou que a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) está fazendo um estudo e diálogo com a comunidade escolar para que entre o final de setembro e início de outubro, as aulas presenciais já estejam sendo realizadas, seguindo os protocolos sanitários, e com toda a responsabilidade.

Projeto Escola que Temos e Escola que Queremos

Também na área da educação, o gestor lembrou que o Projeto Escola que Temos e Escola que Queremos, também será um compromisso da gestão municipal, assumido no último dia 1º de agosto de 2021, quando foi determinado que as escolas ‘João de Barro’, cobertas de taipa, devem ser extintas da realidade de algumas comunidades rurais. Ao longo da administração a Prefeitura já vem substituindo estas escolas, no entanto, por determinação da Prefeitura Municipal, até o final de 2021, todas as escolas de taipas devem ser substituídas por escolas de alvenaria e com todas as condições adequadas para que professores, alunos e comunidade escolar, possam ensinar e aprender com qualidade.

“Nós já entregamos duas escolas este ano, e vamos entregar todas as outras. Nós vamos transformar sonhos em realidade. Os professores estão trabalhando redobrado, nós colocamos aulas na televisão, no rádio, e agora autorizamos a construção de todas as escolas. Onde tiver uma escola de taipa, nós vamos derrubar e construir uma de alvenaria”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Prouni Municipal

O prefeito também falou sobre o Prouni Municipal, onde os alunos da rede pública têm acesso à faculdade particular, em que o curso é 100% pago pela Prefeitura de Caxias (MA). Os primeiros 8 alunos selecionados já estão estudando em 2021.

“A Prefeitura paga 100% do curso e o aluno não tem que devolver nada. A contrapartida do aluno é estudar e não ficar reprovado. O aluno passa no vestibular, comprova que estudou em escola pública ou em particular como bolsista. Eu recebi ligações de mais de 100 prefeitos pedindo a cópia do projeto, isso mostra que Caxias está à frente de muitas cidades do país”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Natal Iluminado

No encerramento da entrevista, o gestor disse que este ano o Natal Iluminado será ainda maior.

“Neste Natal Iluminado nós vamos trazer a família de volta, não sabemos o dia de amanhã, mas estamos nos organizando. A Prefeitura vai estar preparada para fazer um dos maiores natais que já aconteceu em Caxias. Nós estamos trabalhando para manter a cidade que a gente criou, que fez renascer o amor de dizer ‘sou caxiense com orgulho’. Eu sou caxiense e não largo minha cidade por nada, amo esta cidade como uma filha”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Jogo do Poder

Fonte: PMC