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Exemplos de protagonismo dos estudantes são compartilhados em programa Dia de Papear

O estudante Jaciel quis mais voz na escola e ajudou a criar o grêmio estudantil. A Kévia decidiu auxiliar os colegas a aprender matemática. Já Rômulo chamou os amigos para montar uma biblioteca. Os três estudantes da rede pública estadual têm em comum a vontade de transformar o seu ambiente escolar.
As experiências de protagonismo dos estudantes piauienses nas áreas pedagógicas e recreativas foram compartilhadas no programa Dia de Papear, que faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve. As ações são inseridas na programação das aulas remotas transmitidas pelo Canal Educação.
Mediada por Raquel Guedelha, psicóloga na Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, e pelo Francisco Jaciel Silva da Cruz, estudante da 3ª série do Ceti Professor Joca Vieira, o programa apresentou diferentes exemplos relacionados ao tema ‘Os estudantes como atores da mudança no espaço escolar’.
A psicóloga relatou a importância do estudante na vida escolar de forma ativa. “É importante que os estudantes tenham engajamento na escola para desenvolverem a autonomia e a capacidade de tomar decisões responsáveis. Eles podem contribuir na gestão democrática, como uma troca entre a direção e os alunos, a criação de projetos e a participação nos grêmios estudantis”, informou Raquel Guedelha.
Jaciel buscou o espaço de protagonismo em busca de representatividade na escola. “Já vivi situações em que minha opinião poderia mudar algo na escola e só aconteceu porque busquei ter voz. Muitos alunos têm ideias interessantes e que não são ouvidas, por isso, é importante ter este espaço de compartilhamento dos seus pensamentos. A direção (escolar) sempre busca ouvir e auxiliar os estudantes naquilo que precisamos, como por exemplo, na sugestão das alimentações”, relatou.
Kelvia Jamile colabora no projeto de monitoria na disciplina de matemática para amenizar a dificuldade dos colegas na interpretação dos conceitos matemáticos.
A estudante do Ceti Raldir Cavalcante Bastos sentiu a necessidade de compartilhar os seus conhecimentos e com o apoio escolar auxilia os colegas no mundo dos números.
“No projeto temos as aulas regulares e, no segundo turno, aqueles alunos com maior conhecimento na matemática pesquisam os assuntos e repassam. É melhor quando aprendemos com o olhar de um colega que entende mais. Temos até um certo orgulho de compartilhar o que nós aprendemos. Até o entrosamento da turma melhorou e temos a cooperação para tirar a dúvida um com o outro e solucionamos os problemas”, disse orgulhosa.
A paixão pelos livros motivou o estudante, Rômulo Guilherme, a criar um espaço no Ceti Raldir Cavalcante para compartilhar suas leituras. Ele, ao lado dos colegas de turma, organizou uma biblioteca comunitária para estimular o acesso aos diferentes gêneros literários.
“Criamos a biblioteca com objetivo de despertar o interesse pela literatura, pois muitos não tinham acesso ao livro. A partir deste primeiro contato percebemos que eles foram criando maior interesse no universo das palavras. O projeto contou com o apoio do professor Ramon desde o início do ano e incentivamos a troca e as doações de livros para termos diversos gêneros literários disponíveis na biblioteca. O nosso próximo passo é criar uma roda de conversa para falar sobre nossas leituras”, projetou o estudante.
Outras experiências da colaboração entre a gestão escolar e a participação ativa dos estudantes foram compartilhadas durante a transmissão do Dia de Papear. O protagonismo dos jovens foi dividido nas apresentações musicais, área incentivada pela gestão do Ceti Lucinete Santana, localizado no município de Paulistana.
Estudantes desenvolvem projeto sobre a cultura de paz no ambiente escolar
Com o objetivo de reconhecer a importância da cultura de paz dentro do ambiente escolar e nas relações interpessoais através do protagonismo juvenil, alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Zulmira Xavier, localizado na cidade de Luís Correia, desenvolveram o projeto “A paz que se constrói”. Com o projeto, os alunos vêm realizando uma série de atividades voltadas para a temática da paz na escola, que faz parte da disciplina Projeto Pedagógico Interdisciplinar trabalhada nas turmas de Informática da instituição de ensino.
“Inicialmente os alunos identificaram o conceito de paz, reconhecendo os diferentes tipos de conflitos existentes no contexto escolar. Depois estabeleceu-se a diferença entre: mediação, conciliação e arbitragem e, na sequência, fizemos estudo de casos e possíveis soluções no processo de resolução de conflitos”, relata a professora da disciplina de Projeto Pedagógico Interdisciplinar, Lídia Marques, sobre as ações iniciais acerca do projeto realizado pelos alunos.
Dentre outras atividades desenvolvidas pelos estudantes, está a construção de um painel, no qual foram listados os valores e ações que podem ser trabalhadas dentro do ambiente educacional para incentivar uma relação harmoniosa entre todos os indivíduos que compõem o espaço escolar.
Lídia afirma que o projeto ainda não está concluído e que os alunos estão trabalhando por etapas, mas afirma a fundamental importância da participação dos estudantes nas atividades do projeto. “Ainda teremos outras atividades, mas a importância do desenvolvimento do projeto vai além dos aspectos cognitivos nos estudos de conceitos relacionados ao tema da paz, mas também do protagonismo juvenil dos nossos discentes, onde se trabalha os pilares da educação: aprender a conhecer, ser, fazer e conviver”, conclui.
Fonte: CCom

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